terça-feira, 12 de junho de 2018

Nicho literário


                            
            Recentemente comprei na Livraria Folha (em promoção) um pacote de sete livros sobre a Segunda Guerra Mundial. Estão todos na fila da minha estante para serem lidos. São obras, com certeza, que extrapolam a simples narrativa dos fatos, colocando o leitor dentro do que se pode entender por zona de conflito.
            Ora, disse meu velho amigo Cordeiro, com sua clareza proverbial, “o melhor da Segunda Guerra é que ela não tem fim. Para quem gosta, dá para ler sobre o assunto pelo resto da vida”. Até agora, não se tem ideia quantos livros já foram publicados alusivo ao conflito. Gênero literário que tem um público cativo, tornando-se um tremendo nicho lucrativo para as editoras.
            Clássicos como “Ascensão e queda do Terceiro Reich”, de William Shirer, e as “Memórias da Segunda Guerra”, de Winston Churchill, receberam novas edições, de luxo. Entre as novidades, destacam-se publicações que abordam a guerra por vieses inesperados: “High Hitler” (Planeta) que expõe o uso disseminado de alucinógenos e “Sonhos no Terceiro Reich” (Três Estrelas) que revela o inconsciente dos cidadãos alemães durante a guerra e antes dela.
            O tema suscita interesses/paixões não só nos livros, como também nos filmes. Tive a oportunidade de assistir “Dunkirk”, de Christopher Nolan, onde mostra a retirada das tropas britânicas de Dunquerque. Assisti também, na mesma linha narrativa, “O destino de uma Nação”, de Joe Wright, explorando os bastidores que levaram à operação. Ambos foram indicados ao Oscar.
            Tergiversar é um verbo estranho e significa virar de costa a algo. Portanto, não podemos tergiversar dos horrores da guerra, mas combater sempre para que isso jamais aconteça entre nós. O lembrar sempre, como videotape.
            Em linguagem franca, não há nada de glamoroso na guerra. Apenas morte, destruição e injustiça.

                                             LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                              lincoln.consultoria@hotmail.com
                                              Advogado e mestre em Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário