terça-feira, 19 de junho de 2018

Sentimento futebolístico


            Através da Copa do Mundo, a cada quatro anos, o futebol nos ajuda a criar um simulacro de sentimento nacional. É como esquecêssemos um pouco as nossas dificuldades para juntos torcermos pelo o escrete brasileiro.
            A verdade nua e crua é que o torcedor não está animado com a sua Seleção, ainda mais com o resultado pífio de “1 a 1” contra a Suíça. Não é pra menos, depois daquele vexame da Copa de 2014, onde o Brasil sofreu uma derrota humilhante por “7 a 1” para a Alemanha, no Mineirão. Se o País era traumatizado pela derrota na final de 1950, ficou ainda mais traumatizado com o resultado de 2014. Ficou feio... Muito feio!
            Foi, sim, uma inesquecível tormenta. Foi uma piada, uma gozação àquela derrota. Antes fosse, mas não foi. Um golpe a nossa autoestima futebolística. Para muitos (entre os quais me incluo) não têm desculpa, não têm perdão.
            Podem me chamar de retrógrado e desinformado, mas o desempenho da equipe brasileira tem muito a ver com a garra/vontade (amor à camisa) dos seus jogadores, mesmo possuindo um talento inato. Ou seja, a falta do sentimento futebolístico, do tipo: “O mito do amor à camisa” ou a romantização exaltada por Nelson Rodrigues “A Pátria de Chuteiras”.
            Faz sentido. Hoje o futebol é uma indústria. Em especial o futebol brasileiro, que possui uma predisposição natural de formar craques para jogar no exterior. Simples assim, o dinheiro adentrou no futebol em busca do enriquecimento rápido e corrompeu aquilo que existia há algumas décadas: o amor à camisa.
            Chego à conclusão: quem ama o clube de futebol mesmo é o torcedor. Que compra camisa, que vai aos estados sem conforte e sem segurança, às vezes de baixo de sol e chuva, apenas para torcer pelo seu time de coração.
            Tenho esperança de que o sofrimento da Copa de 2014 nos traga crescimento - reverenciando sempre o amor à camisa -, e não apenas autopiedade.


                                    LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                     lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                     Advogado e mestre em administração


Nenhum comentário:

Postar um comentário