terça-feira, 24 de abril de 2018

Uma Nova História de Hitler


            Sempre me desperta certa curiosidade quando vejo alguma obra falando sobre a Segunda Guerra Mundial, ou melhor, sobre a figura controversa de Adolf Hitler - uma personalidade neurótica, instável e  paranoica. 
            O livro “Uma Nova História de Hitler e dos Nazistas” (M.Books Editora, 2017), autoria de Paul Roland, que acabo de ler, difere das histórias mais convencionais sobre o Terceiro Reich pelo fato de argumentar que o Estado Nazista foi mais do que um fenômeno sociopolítico. Ao contrário, ele foi a manifestação da personalidade fatalmente doentia do seu Führer.
            Ele tinha o poder da oratória impressionante. Começava em tom baixo, sedutor, e crescia até um clímax estático após o qual se retirava do pódio exaurido de força e encharcado de suor, com um semblante de satisfação nos olhos. Nos seus discursos apelava para o inflado senso de orgulho nacional e a vaidade dos alemães.
            Hitler não conseguia aceitar a derrota, e quando isso aconteceu, vociferava e se enraivecia, dizendo que iria arrastar a nação para o abismo com ele, pois o povo alemão era evidentemente “indigno” de seus sacrifícios. Em vez de se aconselhar com homens com grande caráter, rica experiência e ampla visão, ele evitou-se e garantiu que não tivesse nenhuma chance de influenciá-lo. Não permitiu outros deuses além dele.
            Para manter o poder, ele estabeleceu um reino indomável de terror, destruindo a justiça, banindo a decência, zombando dos comandos divinos da humanidade pura, e destruindo a felicidade de milhões de pessoas. Hitler não tinha justificativa para o seu ódio contra os judeus, nenhuma vingança pessoal para cometer, mas ele vociferava sua repulsa contra uma raça que, poder-se-ia dizer, tinha mais direitos à cidadania alemã do que ele próprio, sendo um austríaco, um “estrangeiro”.
            Pelo que deduzi dessa belíssima obra, será difícil encontrar um retrato mais acurado de Adolf Hitler e dos Nazistas. Recomendo-lhes a leitura! 

                                        LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                         lincoln.consultoria@hotmail.com
                                            Advogado e mestre em Administração


Nenhum comentário:

Postar um comentário