terça-feira, 10 de abril de 2018

Cabedelo em chamas


            Não se deixe assustar pelo título acima. Apenas uma metáfora para retratar com tristeza o escândalo de corrupção ocorrido na prefeitura de Cabedelo. Episódio de embrulhar o estômago. Sem nenhuma vírgula de pudor.
            É isso. Uma verdadeira promiscuidade moral, uma traquinagem vergonhosa que teve como envolvido o prefeito e assessores, presidente da câmara e outros vereadores, como também, certos empresários inescrupulosos. Impossível ficar indiferente à malversação do dinheiro público. É urgente que se apure a responsabilidade penal de todos os envolvidos.
            É lamentável, de todo modo, que a corrupção no Brasil não ocorre esporadicamente, ela é um processo estruturante da política e da administração pública, um processo que opera nos municípios, nos estados e no governo federal. A razão é conhecida: a política e seus representantes tornaram-se alvo da indignação social na esteira de escândalos em série. As premissas para acabar com essa imoralidade estão claras. É preciso ética, caráter, compromisso.
            No fundo, todos aqueles envolvidos nesse mundo de falcatruas, é o de que os fins justificam os meios, argumento esdrúxulo e escabroso. Mesmo a obra “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel, contendo mais de quinhentos anos, ela continua presente na atualidade: sistema político que se baseia na astucia, na má fé, no amoralismo e no princípio de que os fins justificam os meios empregados para sua consecução.
            Mas voltando à Cabedelo. Maquiavel é fichinha, é filme queimado, da moderna pilantragem que atingiu a prefeitura desse município. Segundo as investigações policiais – Operação Xeque-mate, o prejuízo, só em 2017, seria de R$ 30 milhões.
            Antes de encerrar essa minha falação, me veio à memória uma citação de Maquiavel, como gostava repetir meu professor de colegial: “Todos vêem o que você parece ser, mas poucos sabem quem você realmente é”.


                                               LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                  Advogado e mestre em Administração

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário