segunda-feira, 2 de abril de 2018

A imagem do STF


            A expectativa era de que a sessão do STF daquela quinta-feira (22/03) decidisse de vez o habeas corpus do ex-presidente Lula. Independente do resultado que viesse ocorrer no próximo julgamento, o estrago estava exposto, a confusão estava armada.
            Eu evito usar esta coluna como válvula para algumas indignações que, como todo brasileiro, trago comigo. Por isso, não posso deixar de registrar aqui que o nosso Supremo Tribunal Federal tem sido alvo de severas críticas nas redes sociais e no noticiário da imprensa, diante dos últimos acontecimentos.
            A impressão que se tem da nossa Suprema Corte, com as vênias de estilo, é que julga, mas não julga, decide, mas não decide. Seus ministros trabalham, mas precisam sair cedo, e às vezes tem mais que fazer. Sem falar que alguns deles transformaram as reuniões plenárias num cansativo e desastroso BBB.
            A verdade nua e crua é que STF parece incapaz de respeitar sua própria jurisprudência. Não faz dois anos que a Corte firmou, em ação com repercussão geral, o entendimento de que penas podem começar a ser cumprida a partir da condenação em segunda instância e já se desenha um movimento para reverter a decisão.
            Aprendi desde cedo, ainda como universitário, que o direito precisa de previsibilidade e estabilidade. Não dá para mudar a jurisprudência como quem troca a roupa de baixo. Ignorando até o princípio da colegialidade da Corte. É bom lembrar que o maior patrimônio de uma instituição é a credibilidade, cujo patrimônio deve-se ser pautado pela aplicação rigorosa da boa técnica, pela atuação íntegra, na essência e na aparência, de seus membros que a compõem.
            Quando criança - lá pelos idos de 1960 - meu pai, ao dar-nos a noção do respeito, apontava para o juiz de direito como um dos merecedores de toda a reverência. Hoje, embora alguns juízes tenham protagonizado louváveis ações moralizadoras, a imagem quase sacros-santa do passado sofre um severo embotamento.


                                              LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                               lincoln.consultoria@hotmai.com
                                               Advogado e mestre em Administração



Nenhum comentário:

Postar um comentário