segunda-feira, 16 de abril de 2018

Reflexo do meu jeitinho


            Estou convencido, cada vez mais, com o passar dos anos, que o “jeitinho brasileiro” é uma moeda corrente para se conseguir transitar no cotidiano de quase todo brasileiro.
            Abundam os exemplos dessa prática tupiniquim. Do cara que não pensou duas vezes e pagou indevidamente sua carteira de motorista, quando soube que foi reprovado no exame prático. Aquele, para não ficar sem os jogos de futebol aos domingos, comprou um aparelho desbloqueador de sinais de TV a cabo, o famoso gato. Outro que falsificou a carteirinha de faculdade para continuar pagando meia-entrada em eventos.
            A estridência dessa realidade deixa uma interrogação no ar: até que ponto, estamos sendo responsáveis pela onda de corrupção espalhada por este Brasil afora? É um sintoma preocupante de que algo está errado com o nosso modelo de comportamento. Daquilo que já passou a ser hábito: “Ah, dá um jeitinho”.
            Curioso, no entanto, críticos ferrenhos da corrupção na esfera pública, porém tentando se dar bem no âmbito privado, com suas pequenas corrupções. Pior: é tratado com um eufemismo socialmente aceito, chamado docilmente de “jeitinho” – que nada mais é do que burlar a lei.
            Não é por acaso, ao avaliar a relação do brasileiro com as leis, a pesquisa constatou que 81% dos entrevistados afirmaram que, sempre que possível, escolhem dar um “jeitinho” em vez de seguir as normas. Reflexo disso é que existe o eleitor brasileiro que nutri o exemplo do político que “rouba, mas faz algo por mim”. Infelizmente é esse patrimônio de gratidão que ajuda a manter certos agentes políticos à frente nas pesquisas de intenção de votos.
            Percebe-se que temos que continuar persistindo como povo em vencer os velhos estigmas de nossa cultura. Ser ético sem deixar de ser brasileiro, ou melhor, dando um Jeito no Jeitinho.

                                               LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                          Advogado e mestre em Administração


Nenhum comentário:

Postar um comentário