quinta-feira, 1 de março de 2018

O Estado e os políticos


             Há paradoxo latente entre tais entes da democracia. Notadamente quando se verifica que os brasileiros aqui não confiam nos políticos e amam o Estado. Colocamos os políticos na rabeira do ranking de credibilidade e mesmo assim demandamos sempre mais Estado para solucionar nossos problemas.
            O livro “Pare de acreditar no governo” (Editora Record, 2ª ed., 2015) que acabo de ler, escrito por Bruno Garschagen, mostra de forma lapidar essa contradição. O autor de forte rigor intelectual, com palavras bem-vestidas, finíssimo humor, cuja obra já valeria, por si só, a sua leitura. 
            Concordo plenamente com Bruno quando diz que o conjunto das interferências estatais criou uma cultura de dependência e de degradação política e moral difícil de ser combatida porque passa a fazer parte da vida social como elemento estrutural. Daí fazer todo sentido afirmar: quanto mais o governo intervém na economia, menos a sociedade produz riqueza e prospera; quanto menos prospera, maior o grau de pobreza; quanto maior o grau de pobreza, menor o nível de escolaridade; quanto menor o nível de escolaridade, maior a preferência pela intervenção do Estado.
            Essa interferência é motivo até de gozação. Quem não se lembra de Mussum, figura dos saudosos “Trapalhões”, em que repetia várias vezes que “o governo tá certis” ao aumentar os preços dos produtos e só se irrita quando Dedé lhe diz que o preço da cachaça vai subir. “O quê???  O mé??? Eita, governozinho danadis!”.
            É aquela coisa: se abrirmos a porta de nossas casas para o governo, podemos ser obrigado a dividir as nossas escolhas. Querer que o Estado intervenha em várias esferas da vida em sociedade, sempre haverá políticos ávidos por satisfazer nossos desejos.
            É isso. Bruno conclui a sua obra dizendo que deixar o país na mão dos piores não nos torna melhores. E eu arremataria: o governo e os políticos, no fim das contas, fazem parte do Brasil que dá errado.


                                           LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                            lincoln.consultoria@hotmail.com
                                            Advogado e mestre em Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário