segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Intervenção no Rio


            Uma coisa é combater a criminalidade, outra é não permitir. A iniciativa de intervir militarmente no Rio de Janeiro é mais que bem-vinda, embora tardia. Pouco importa se por trás dessa medida haja algum viés populista.
            É bandeira demais ficar perdendo tempo com essas miudezas diante da baderna criminosa que se instalou no Rio. Nenhum brasileiro de bem deixará de torcer pelo sucesso dessa operação militar. O fato é que o Estado do Rio de Janeiro é uma terra arrasada por décadas de desmandos administrativos, corrupção e crime organizado.
            A escalada de violência na cidade fluminense atingiu níveis alarmantes. Dói. Como dói. Crianças e adolescentes são mortos por balas perdidas. Apenas no mês de janeiro registraram-se 640 tiroteios; em 2017 foram assassinados 134 policiais e outras 1.124 pessoas. A situação beira o inacreditável.
            A fórmula para vencer o crime já se provou eficaz pela força da intervenção militar, em outros lugares. Tomamos como exemplo, Medellín, na Colômbia, que tive oportunidade de conhecê-la. Era a cidade mais violenta do mundo – chegou a registrar 380 homicídios por 100.000 habitantes (o Rio já tem 31,9).
            Não só no Rio, mas em todo o Brasil, precisa de uma ampla reforma do seu sistema de segurança. Uma polícia mais bem treinada, integrada, honesta, bem paga e que faça extensivo uso de inteligência e tecnologia. Que atue de acordo com a lei e que esteja orientada à solução dos problemas da comunidade.
            O colapso da nossa segurança pública tem tudo a ver com o tráfico de drogas. As políticas puramente repressivas de combate ao tráfico e ao consumo se mostraram ineficientes. O aconselhável é tratar o tema pela ótica da saúde pública, e a legalização gradual deve ser debatida com coragem. Mas isso é assunto para outro bate-papo.
            Sem medo de errar, podemos dizer: ser contrário à defesa de uma população deslegitima qualquer razão crítica.

                                      LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                       lincoln.consultoria@hotmail.com
                                          Advogado e mestre em Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário