terça-feira, 20 de março de 2018

A ineficiência do Estado


            Muito conveniente e interessante o presente artigo que tem muito a ver com o outro “Estado e os políticos”, publicado neste espaço. Onde, na oportunidade, eu dizia que os brasileiros demandam sempre mais Estado para solucionar os seus problemas.
            Fico impressionado com os malabarismos retóricos daqueles que acham de que o Estado é tudo. Indo de encontro até na autonomia da iniciativa privada, anulando a esfera das liberdades públicas, fundadas sobre as liberdades econômicas, de livre contrato, livre concorrência, livre profissão.
            Deriva daí, sem dúvida, uma constatação: o Estado é mau empresário. Quanto maior, mais oportunidade ele abre para a ineficiência. Isso sem falar da corrupção, cujos efeitos têm sido devastadores.  Reafirmo minha convicção de que precisamos enxugar, precisamos ter governos menores. E para sair dessa crise temos de diminuir o tamanho do Estado, reduzir o gasto público.
            Muito tenho trocado ideias com amigos e estudiosos no assunto: não há outro jeito. Um Estado menor é a única forma de ter um Estado mais eficiente. O modelo atual de governo é fadado ao inchaço. Baseado num capitalismo de compadrio. Só há incentivo a contratar mais. Com destaque a estabilidade do emprego no setor público que se tornou uma blindagem contra mudanças.
Santa paciência! O Brasil está precisando de um projeto de País. Hoje, é praticamente impossível demitir um funcionário público. O incentivo para ele trabalhar e ser mais produtivo não existe. A solução que se encontra é contratar mais gente. Fazendo com que a máquina pública só cresça, desvirtuada completamente da eficiência, da produtividade, do bom serviço.
No fundo - nessa ineficiência do Estado - o que está errado é a lógica, a filosofia que está norteada isso.
           
                                                   LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                    lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                                          Advogado e mestre em Administração
               
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário