terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Lembrando o Carnaval

            Lá se vão onze anos, em fevereiro de 2007, exatamente no período momesco que passei a escrever semanalmente para este precioso, ético e combativo jornal, na condição de um modesto articulista.
            Não sei, mas tive a impressão de me achar para os outros um “possível leitor”, e fui enfrente – escrevendo. Nos textos, procuro (pelo menos, tento) manter o sabor pessoal e direto da boa conversa, das ideias surgidas do nosso cotidiano, da busca de levantar interrogação ali onde tudo parece estar definido. 
            Vem-me à memória que o meu primeiro artigo aqui publicado versava sobre o “Carnaval”, nossa grande festa popular. Oportunidade em que eu falava de um folião amigo chamado Cordeiro, estrepitoso e irreverente, quando estava de pileque dizia: “Cara, carnaval é isso aí! Não preciso ir ao bloco, o bloco é que vem a mim. E completava: “É só engolir a dolorosa, na companhia de uma bela mulher, e entrar na folia”.
            Registrado, também, naquele texto, que o Carnaval só poderia ser entendido olhando-se para trás. Foi aí que me dei conta de que, quando criança, em minha terra natal (Cajazeiras) vivenciei os carnavais inesquecíveis e eternos, com os salões dos clubes (Tênis e 1º de Maio) caprichosamente decorados de máscaras, confetes e serpentinas; animados ao som da orquestra da cidade, cuja sua marca registrada era tocar as velhas marchinhas carnavalescas. É, sim, um pedaço gostoso do meu passado.
            Faz-se imperativo ressaltar que foi a partir do referido artigo que passei montar minhas ideias e compreender melhor às coisas deste mundo: na vida, nada é completamente bom nem completamente mau. A sua releitura tem o sabor nostálgico da descoberta da literatura como uma necessidade cultural.
            Ops! Devo parar por aqui. Bom Carnaval! Que alegria, amor e folia permaneçam sempre em todos os corações.


                                                  LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                   lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                              Advogado e mestre em Administração


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário