segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Villa Sanhauá


            “Ver, você certamente vê, como a Villa Sanhauá está ficando uma beleza!”, assim se manifestou um fraterno amigo quando eu lhe visitava em seu escritório empresarial que fica em frente ao conjunto arquitetônico (casarões) do nosso centro histórico.
            Uma obra muito aguardada e pioneira em todo o País por unir moradia e comércio na revitalização de prédios históricos. Iniciativa louvável do prefeito Luciano Cartaxo, sob o zelo e a competência da ex-secretária de Habitação, Socorro Gadelha.
            Sorumbático, como de hábito, àqueles que acham que o centro de nossa cidade não tenha espaço para atividades comerciais e culturais. Não me pergunte a razão... Pura maldade! Só uns enjoadinhos teimam em implicar.
            Nego-me a ver o centro como uma causa irreversível. A questão é que precisamos flexibilizar mais um pouco a legislação municipal para que possa atrair investidores, uma vez que as reformas encarecem e afastam os interessados. Temos que trazer famílias de classes sociais diversas, construindo escolas e centro comerciais. Revertendo o processo de esvaziamento socioeconômico e cultural.
            A oferta de moradias e a revitalização dos prédios são essenciais para essa região. Eu fecharia mais ruas do centro para fazer quadras voltadas ao comércio, centros culturais e moradias. As políticas pensadas para o centro requerem soluções pontuais. É importante fazer um trabalho de longo prazo e integrado entre diversos setores.
            Trazer mais empresas para o centro é fundamental para a revitalização. Se não houver ocupação do ponto de vistas da atividade econômica e da moradia, as tentativas vão continuar inócuas. A verdade é que existe, no Brasil, um descasamento muito grande entre a lei e a realidade que o empreendedor vivencia.
            Acredito que todo gestor público tem que dar seu testemunho, ser exemplo (legado virtuoso) para os outros. A Villa Sanhauá será um bom exemplo, com certeza!

                     
                                                     LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                             lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                                            Advogado e mestre em Administração



Nenhum comentário:

Postar um comentário