terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Apoio aos pequenos negócios

             Ainda bem que o plenário do Senado aprovou na semana passada (13/12) projeto de lei que cria um novo programa de parcelamento de débitos tributários para micro e pequenas empresas (MPEs), conhecidos como Refins. A matéria encontra-se para sanção presidencial.
            Tal iniciativa chegou em boa hora, pois os números assustam: cerca de 560 mil delas foram notificadas pela Receita Federal e podem ser excluídas do regime Simples, um dos maiores programas de justiça fiscal e inclusão social do mundo.
            Não sou ingênuo a ponto de pedir aos políticos que pensem apenas no Brasil e deixem de lado seus interesses eleitorais. Cujo comportamento torna-se comprovadamente inverossímil diante dos fatos. Mas escrevo este artigo para chamar atenção dos atuais parlamentares para o papel que representa MPEs.
            Sabemos que, em razão da capilaridade dos seus negócios, faz com que esse segmento tenha capacidade de absorver a mão de obra mais facilmente, inclusive aqueles trabalhadores que o mercado embaraça a recolocação: como as pessoas com idade avançada, sem experiência, os recém-formados.
            Mas li, não faz muito, que a taxa de sobrevivência das MPEs optantes do Simples é o dobro das demais. Caso acabasse, 67% das milhares de empresas optantes fechariam as portas, o que seria um desastre econômico e social sem precedentes.
            Anotem aí: ao longo desse ano, com exceção de março, diante dessa crise brutal, o segmento apresentou número de contratações superior ao de demissões. Enquanto as empresas de micro e pequeno porte acumulam saldo positivo de 463 mil novos empregos, as médias e grandes fecharam ao todo 178,8 mil postos.
            Levo ao pé da letra a máxima de que “Quando tudo parecer estar contra você, lembre-se que o avião decola contra o vento, não com a ajuda dele” (Henry Ford). Motivação típica do empresário (MPEs) audaz e empreendedor.

                                       
                                          LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                           lincoln.consultoria@hotmail.com
                                             Advogado e mestre em Administração

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário