terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Época que deixou saudade

            Na semana passada tive que me deslocar até a prefeitura de Santa Rita, a fim de regularizar uma pendência tributária. Em razão do avanço da hora, acabei almoçando por lá mesmo, num modesto restaurante (self service) localizado em frente à Praça Getúlio Vargas.
            Sobre esse lugar, as lembranças foram mais que inevitáveis. No início da década de 70, de vez enquando fugia, juntamente com um grupo de amigos, para os bailes promovidos pelo famoso Tenis Clube (o mais chique e elegante da cidade). Era uma espécie de extensão festiva ou noitada da nossa morada em João Pessoa.
            A animação ficava por conta do conjunto musical local chamado “Os Brincalhões”. Composto por jovens talentosos que se esmeravam tocando ainda os grandes sucessos da Jovem Guarda. O nosso figurino era praticamente um uniforme para os jovens de então: calça Jeans Lee, camisa Hering e sapatos Top.
            Antes de entrar na “la balada”, tínhamos que dar o esquento, ou seja, molhar as palavras pelos bares da cidade. Pontuados por música e longos bate papos. Havia sempre comida e bebida, apesar da escassez financeira.
            O certo é que não faltava conversa fiada, festa e Rum Montilla (dosado com coca-cola e gelo) preferidíssimo daquela geração, que se tornou um clássico atemporal. Mais do que prazerosa, tal bebida era um catalisador de euforia, um importante componente (de coragem) para dançar com as meninas que já nos aguardavam com notável euforia. Detalhe: todas elas bem arrumadas, ao gosto da época.
            A segurança era um quesito que não nos preocupava. Podíamos ficar perambulando pela cidade sem nenhum temor. Todos esbanjando um clima de harmonia, de felicidade e de muita boemia. Os santarritenses passavam um sentimento puro, suave, delicioso de convivência.
            Foi uma época que, para quem viveu, deixou muita saudade.

                                          
                                        LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                         lincoln.consultoria@hotmail.com

                                                          Advogado e mestre em Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário