terça-feira, 26 de setembro de 2017

Trânsito maluco

            Será que tem jeito isso? Claro que sim! Mas é preciso parar, refletir e agir. Vou direto ao assunto: temos que fomentar a cidadania e a inclusão social por meio da universalização do acesso aos serviços públicos de transporte coletivo, agregado com a qualificação, a ampliação e a infraestrutura.
            Modelo de gestão de trânsito preguiçoso, cruel e ineficiente que vemos por aí, diferentemente, aqui, vamos encontrar como bom exemplo as faixas exclusivas para os ônibus ora introduzidas na Avenida Dom Pedro II. Apesar de algumas críticas (manequeista e até simplória), a maioria significativa da população aprovou a iniciativa da Prefeitura de João Pessoa.
            Uma vez meu professor de colegial, Antônio de Sousa, me falou: quando você não tiver certeza daquilo que fala, não diga nada. Pois bem. Causa-me inquietação é saber, por trás dessas críticas isoladas, o que há são desinformações e intrigas decorrentes da política paroquial. Poxa vida! Isso me apoquenta e me envergonha.
            Na minha incauta opinião, passamos sufoco porque as cidades se planejaram para os carros, ponto. Digno de nota: na capital paulista, 25% da área construída é dedicada a estacionamentos. Constata-se que o carro não é mais símbolo de liberdade. Ao contrário: tem se tornado um fardo. Pesquisa da Box 1824 mostrou que só 3% dos jovens do Brasil, entre 18 e 24 anos, desejam comprar carros e motocicletas.
            A tendência é cada vez mais os indivíduos vão preferir utilizar carros, em vez de ser donos deles, menos carros circularão. Outra opção e de baixo custo, é pedir um transporte por um aplicativo (Uber, 99, WillGo e outros) sempre que quiser e onde estiver, e chegar aonde você precisa da melhor maneira possível.
            Menos carros circulando, as grandes cidades brasileiras terão menos trânsito, poluição e estacionamentos. Consequentemente, serão mais vivas, agradáveis e seguras.


                                     LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                      lincoln.consultoria@hotmail.com
                                              Advogado e mestre em Administração


                

Nenhum comentário:

Postar um comentário