terça-feira, 13 de junho de 2017

Corruptour

            Use seu tempo para um entretenimento. Mesmo que essa distração seja em cima de acontecimentos que, às vezes, não são nada simpáticos. Porém, é uma maneira de se buscar uma luz para melhorar e seguir em frente.
            Pensando nisso, na cidade do México, já existe um passeio turístico, através de ônibus (bus tour), onde circula por diferentes pontos, instituições e empresas, relacionadas a supostos escândalos de corrupção na recente história mexicana.
            O ônibus que faz o passeio, além de ser aberto, tem na sua frandelagem lateral um grande letreiro em vermelho e amarelo: “Corruptour”. A pintura inclui ainda caricaturas do rosto de alguns personagens que fazem parte da paisagem da corrupção. É um passeio gratuito de uma hora liderado por jovens ativistas que esperam contribuir para a consciência política e social da cidade.
            Olha, se a moda pegar por aqui, quantas linhas de “Corruptour” seriam lançadas em Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte? Para os turistas, o que não vai faltar no Brasil são os rastros (digitais) da corrupção para serem visitados. Isso mesmo: todo lugar do País registra-se os esgotos da corrupção, infelizmente. Como já disse em artigo anterior, fruto da ganância, mau-caratismo e falta de patriotismo.
            A percepção do turista que venha nos visitar, decerto, será um sentimento de perplexidade diante de tantas falcatruas que se arraigaram tão fundo, que já parece impossível extirpá-las, apesar de todo o esforço hercúleo da Operação Lava-Jato.
            É bacana, sim! E pega bem, sim! O movimento de jovens ativistas mexicanos tem como mensagem tangível no combate a corrupção e a impunidade – decorrente do poder econômico e político para desmoralizar as instituições democráticas.
            Para terminar, faço uma confissão final. O “Corruptour” é uma ideia supimpa para um país que está mergulhado no mar de lama da corrupção.


                                    LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                     lincoln.consultoria@hotmail.com
                                        Advogado e mestre em Administração

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário