terça-feira, 25 de abril de 2017

Carreira de docente

            Recorro à citação recorrente de que a educação nunca foi prioridade no Brasil. E as consequências estão aí: personificação de um país feio, triste e desonesto. Onde você destampa, há coisas erradas. Pode crer, um quadro extremo de cegueira deliberada.
            O retrato que salta da pesquisa é contundente: revista “Nova Escola” já mostrou há tempos que apenas cerca de 2% dos alunos do ensino médio consideram a possibilidade de uma carreira docente. Apenas consideram, pois, mais tarde, cerca de 30% dos que pensam nisso desistem da ideia.
            Vamos ser justos. Poucas profissões que exigem qualificação são tão ingratas quanto à docência, principalmente na educação básica. Ora, enquanto um magistrado ganha 10 ou mais que um professor. Outro membro hierárquico da justiça, tantas vezes mais. Um político, que nada faz a não ser tratar de seus próprios interesses, às vezes, até escusos. E o professor, responsável por dar asas ao povo, ganha um salário humilhante.
            Só alguns idiotizados não vêem essa vergonhosa situação. Noutro artigo lembrei aqui que os fatores desestimulantes são vários e crônicos na educação brasileira. A começar pelo salário. O Estado de São Paulo, por exemplo, o mais rico da Federação, não pagou em 2016 sequer o piso nacional dos professores, que era de R$ 2.135,64.
            Some-se ao salário miserável as más condições de trabalho, escolas mal equipadas, falta de segurança e descaso em geral. Não é por acaso mais de 3 mil professores pedem exoneração da rede pública paulista todos os anos.
            Não podemos nos enganar: cerca de 99,5% da rede pública de educação básica é gerida por estados e municípios, ficando o governo federal com 0,5%. Diante da população tem-se a percepção é de que a responsabilidade é do Ministério da Educação. Consequentemente, governadores e prefeitos sofrem pouca pressão da opinião pública.
            Falar de educação no Brasil é ter que carregar nas tintas, e muito!

                    
                                        LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                         lincoln.consultoria@hotmail.com
                                         Advogado e mestre em Administração


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário