terça-feira, 18 de abril de 2017

Desperdício de recursos públicos

            Nunca fez tanto sentido dizer que o Brasil é o país da piada pronta. Notadamente quando se refere à falta de seriedade no trato com o dinheiro público.
            Esse proselitismo vergonhoso vem de longe, do tipo: construção da ponte por onde não passa água; da ponte que liga a nada a lugar nenhum; da obra para captar água de um rio seco... Exemplos nunca faltam! Esse é o velho Brasil!
            Agora, recentemente, ficou constatado mais um desperdício de recursos públicos, como foi o caso do programa Ciência sem Fronteiras, criado em 2011, cujo objetivo era copiar a experiência bem-sucedida áreas de pesquisa de outros países no envio de estudantes ao exterior, num esforço para que tivessem contato com novas áreas de pesquisa e pudessem trazer uma bagagem acadêmica mais rica.
            Em verdade, basta um olhar mais apurado para perceber que o referido programa custou muito aos cofres públicos, quase 9 bilhões de reais desde 2011, e o retorno para o Brasil ficou muito aquém do imaginado. Ora, menos de 4% dos bolsistas do Ciência sem Fronteiras conseguiram se formar em tempo regular. Na média, 15% dos alunos cumpriram o curso no período previsto. A principal razão foi exatamente o descasamento entre os currículos das universidades brasileiras e estrangeiras.
            Segundo o ministro da Educação, José Mendonça Filho, em relação ao programa, chamou a política de “Robin Hood às avessas: tira dos mais pobres para dar aos mais ricos”. Pois a maior parte dos bolsistas vinha de boas universidades públicas e cursos de difícil aprovação, territórios da classe média alta. Dados mostram que 64% dos estudantes do programa tinham uma renda familiar condizente com a classe B.   
            Há, decerto, meio mais inteligente de solucionar a contenda. Basta ter critério e seriedade. Espero que o fim desse capítulo, experiência fracassada do Ciência sem Fronteira, não significa que o país deixará de enviar seus talentos para fora.


                                         LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                          lincoln.consultoria@hotmail.com
                                             Advogado e mestre em Administração


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário