terça-feira, 11 de abril de 2017

Vergonha de ser honesto

            Poxa vida! Nunca tantos roubaram tanto em tão pouco tempo. A impressão que se tem é que o Brasil está podre. Até para quem deveria zelar pelo uso do dinheiro não consegue se dar ao respeito. Refiro-me à prisão dos cincos Conselheiros do TCE do Rio de Janeiro. Para os rotuladores de plantão, um bando de inconsequentes e de canalhas.
            Dá pra acreditar? Claro que não. A prisão dessa turma foi quase um deboche. Todos agindo ao arrepio da lei. O que leva a citação feita por Ruy Barbosa ser cada vez mais atual: “O homem chega a rir-se da honra, desanimar-se de justiça e ter vergonha de ser honesto”.
            Aqui, mesmo sem bola de cristal, eu arriscaria afirmar que mais prisão vem por aí. As relações perigosas desses Conselheiros com o ex-governador Sérgio Cabral - trambiqueiro contumaz - eram sabidas até pelos postes da rua da cidade carioca.
            Não é exagero retórico asseverar, diante do quadro tão degradante, que é um escárnio, um descrédito aos Tribunais de Conta e uma tapa na cara do brasileiro honesto. Cuja prática não difere dos políticos corruptos: “Um pra eu, um pra tu”, como invoca a música do mestre Luiz Gonzaga.
            Lendo o noticiário, constatei que essa roubalheira ocorrida nesse tribunal, tem origem à falta de critério (sério) na escolha de seus membros. Pois seu presidente, Aloysio Neves, quando era jornalista e figura conhecida na noite carioca, foi preso em flagrante por tráfico de drogas. A polícia encontrou maconha, cocaína e seringas em seu apartamento. Ele sustentou que o flagrante foi forjado e acabou absolvido pelo Tribunal de Justiça. Decisão que até hoje é questionada.
            A sociedade só vai dar conta da gravidade da cultura da ladroagem e destruição de valores éticos quando são denunciados. O cidadão comum, por outro lado, revoltado porque trabalha correndo o risco de demissão, sem privilégios e tendo de sustentar essa turma.

                                           LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                            lincoln.consultoria@hotmail.com

                                                Advogado e mestre em Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário