terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

O excêntrico Trump

Depois de uma entrevista dada pelo presidente Donald Trump à imprensa, peguei uma banana na minha cozinha e sentei na escrivaninha, em frente ao computador, para redigir o presente artigo. Confesso que não tinha a mínima ideia de como começar. Eram tantas babaquices e estripulias bradadas por ele que ficou difícil mirar num ponto. Pensei até em desistir dessa proeza.
É sabido que o valor de um homem não se mede pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas ideias e a nobreza de suas ações. Predicados que não se identificam muito ao novo presidente dos EUA, mesmo.
Por um lapso muito breve, senti que o Trump não era mais o presidente da maior potência do mundo (militar e econômica), pedra angular da democracia. Há uma ambiguidade em tudo que ele fala. Sempre margeada por uma desconfiança, uma ansiedade quanto ao limite e à falsidade das palavras. Sua linguagem é diabólica, travestida de um nacionalismo barato, tacanho. Algo vagamente suicida e audestrutivo.
Nunca um candidato mentiu tanto. Agora, como presidente, tem assustado o mundo. Autorização para construção de um muro na fronteira com o México, revogação de acordos comerciais, leis rígidas para imigrantes, propostas de não cumprimento de acordo planetário etc e tal.
Seja como for, os americanos estão pagando pelas suas escolhas. Pois bem. O Republicano Donald Trump foi muito esperto ao capturar a raiva de grande parte do eleitorado norte-americano que se sente deixado para trás, identificado como “perdedores da globalização”. A estratégia deu certo. Os votos vieram.
Resta-nos torcer para que o excêntrico Trump se compenetre como grande estadista, da envergadura de um Abraham Lincoln, e não como o homem de negócios escusos; o aristocrata mimado; o machista burro que vê as mulheres só como objeto.


                                                      LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                      lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                       Advogado e mestre em Administração


Nenhum comentário:

Postar um comentário