terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Cenário desafiador do emprego

            Estamos atravessando uma das piores crises econômicas de nossa história. Tá ruço, não tá? Apesar das frequentes notícias de demissões e de empresas fechando as portas, as previsões indicam que o Brasil voltará a crescer em 2017.
            Mas, para isso, você, desempregado, tem que está preparado para esse cenário desafiador que é a conquista de uma vaga no mercado do trabalho, cada vez mais concorrido e exigente. A batalha é dura, mas precisa ser travada.
            Para aqueles que desejam permanecer empregado ou trocar de emprego, você deve se tornar um bem mais valioso para a empresa do que outros colaboradores. Jamais tergiversa: seja humilde. Melhor, pareça humilde e ninguém mexerá com você, pois será covardia. Mostrar-se poderoso, haverá sempre alguém tentando desafiá-lo.
            Consultores em marketing pessoal apontam algumas dicas em direção a um futuro digno de nosso talento e as aspirações, tais como: busque uma formação acima da média; trabalhe sua embalagem; pense como se fosse o dono da empresa; atenda bem seus clientes externos e internos; quando apontar um problema, traga junto a solução; fique longe das fofocas; seja diplomático.
            Sim. Como existem mais candidatos do que vagas, então encarem essa missão com otimismo. Já dizia Dwight Eisenhower, presidente dos EUA (1953 a 1961): “O mundo pertence aos otimistas. Os pessimistas são meros espectadores”.
            Ora bem: ao ser admitido numa empresa, depois de tanta luta, seja humilde. Quando você chega a um lugar novo e pergunta como as coisas são feitas, as pessoas têm prazer em ajudar e falar tudo o que sabem. Ao contrário, quando isso não ocorre, as chances de você vir a ser boicotado são grandes.
            Está na hora, portanto, de dar um cavalo de pau nessa crise para que o cenário mude e as vagas de emprego voltem a surgir.

                                                                                                                                                                                                                   LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                      lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                                     Advogado e mestre em Administração                                                       

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário