terça-feira, 3 de janeiro de 2017

O Hotel Ritz

            Acabei de ler o livro “O hotel na Place Vendôme” (editora Intrínseca, 2016) da escritora Tilar J.Mazzeo, onde relata a história do famoso Hotel Ritz, no ritmo ágil e com riqueza de detalhes.
            O Ritz foi projetado com um senso progressista de inovação e originalidade. Inaugurado em 1989 no coração de Paris, logo se transformou em um ícone da cidade, frequentado por estrelas de cinema e escritores célebres, ricas herdeiras americanas, políticos, playboys e príncipes. Fora símbolo internacional do luxo e de tudo que havia de glamoroso sobre a modernidade. Casos amorosos ilícitos e paixões indecentes ali floresceram.
            Durante a segunda guerra (1940-1945), quando o hotel serviu, ao mesmo tempo, de quartel-general dos mais graduados oficiais alemães, como Hermann Göring, Joseph Goebbels, maestro da propaganda do Terceiro Reich, e de lar dos milionários que permaneceram na cidade, entre eles Coco Chanel.
            Nesse período turbulento da história parisiense é retratado em detalhes pela autora. Além de narrar os acontecimentos históricos mais importantes presenciados pelos funcionários e hóspedes do hotel desde sua inauguração, principalmente para casos de amor clandestino e perigosas conspirações.
            Outra figura ilustre que fixou residência nesse notável hotel, por um bom tempo, foi o escritor renomado e aventureiro americano Ernest Hemingway, conhecido também pelos feitos viris e pelas frases lacônicas, do tipo: “Quando sonho com uma vida após a morte (...) a ação sempre acontece no Ritz de Paris”.
            Agora, pela terceira vez em 115 anos de história, o Hotel Ritz está reabrindo, uma renovação que custou 164 milhões de dólares. E que volte a ser o palco de tudo aquilo que é moderno na França e no mundo.

 
                                                            LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                             lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                                                  Advogado e mestre em Administração
        

           

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário