domingo, 25 de dezembro de 2016

Exame médico

            Terminei de fazer a minha bateria de exames. Até hoje ainda não acostumei olhar para aquela agulha enquanto tira o meu precioso sangue. Eu me sinto péssimo. Mas, mesmo assim, tô lá, todos os anos, checando como anda a minha máquina. Diferente daquele que diz o tempo todo “Ah, na hora em que eu quiser, eu faço” e nunca faz.
            Podemos denominar essa prática de procrastinadores da saúde. Há sempre uma desculpa para justificar o atraso ao exame médico: “Quando eu me aposentar, eu começo a cuidar da saúde”, “Quando eu casar, paro de fumar”, “Quando voltar de ferias, eu emagreço”, “Depois do carnaval, vou fazer os meus exames”. E até, vejam só: “Quando me separar, começo a fazer exercícios”. É ou não é um puro deboche!
            Reparem bem. As pessoas que agem assim passam a vida toda acreditando nas mentiras que inventam para si mesmas, e a conta vai ficando cada vez mais cara. É muito quando se perde a credibilidade com os outros, mas pior é perder a credibilidade consigo mesmo. Dizia Millôr Fernandes: “O cara só é sinceramente ateu quando está muito bem de saúde”. Quando está doente é o tal “Deus nos acude”. Aí já é tarde meu compadre!
            Reconheço que o potencial da máquina, ou seja, do corpo humano, é fundamental, porém só ela não basta. É como se você tivesse uma Ferrari sem combustível. O potencial está em todos nós. Todavia precisa ser revisado e preservar uma manutenção adequada, preventiva.
            O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem. Principalmente quando se sabe que a vida é curta e o tempo é impiedoso. Não deixe para depois o que precisa começar a ser feito hoje.
            Parece fácil concluir que quando brindamos, o primeiro voto é “saúde” – e não por acaso. Só depois vem “paz, amor”. Sem saúde, o resto não é possível.
           

                                                         LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                             Advogado e mestre em Administração
                                                                                     lincoln.consultoria@hotmail.com

           

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário