terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Fresta de luz

       A despeito de todas as dificuldades políticas, econômicas e sociais, é um erro achar que está tudo igual, porque não está. É isso mesmo. Pois não haverá no Brasil um governo como o de Dilma Rousseff que nocauteou as esperanças de muita gente no Brasil.
            Preocupado em não cometer simplificações e traições conceituais, devo dizer que o País precisa voltar a crescer para elevar o padrão de vida material do seu povo e explorar nossa energia criadora em sua plenitude. Precisa aprovar as reformas estruturais para ser competitivo no mercado globalizado. Precisa dar exemplo de civilidade a vida política, através de padrão ético aceitável.
            Acredito o que interessa à maioria da população é a retomada do desenvolvimento com a consequente geração de empregos, renda e bem-estar. Para isso, carecemos promover os ajustes e as reformas necessárias.
            Não “cola” mais o descontrole fiscal da nação e dos Estados. É imperioso acabarmos com vantagens e penduricalhos ilegais e indevidos concedidos sob justificativas estapafúrdias e com base a pretexto da autonomia financeira e administrativa do órgão público.
            Mais uma vez insurgimos. A operação Lava-Jato tem sido a locomotiva de transformação de conduta e ética nesse momento de perturbação. O comentarista de plantão, lascou, revoltado: “Se o estrago for para o bem do Brasil, que estoure essa bomba atômica e limpe de vez esse mar de lama, de corrupção, de impunidade”.
            Diante de tantas incertezas sobre o nosso futuro, há uma fresta de luz. A economia poderá crescer 1,5%: com ajuste nos estoques, reação de setores da indústria, aumento da produção agrícola e ritmo forte de expansão da China.
            Há mais. Com a inflação ancorada, espera-se que o Banco Central ouse em reduzir os juros para que o crédito possa circular na economia como indutor do desenvolvimento, desamarrando assim o mercado dos custos nefastos dos juros altos.
            E então? É hora de esperança e fé. Que venha 2017.

                             
                                              LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                              lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                Advogado e mestre em Administração


Nenhum comentário:

Postar um comentário