segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Recepcionista melhor do mundo

            Nada mais desagradável a pessoa não ser bem atendida. Num mercado altamente competitivo, não há coisa pior para o marketing da empresa. Nessa seara, quem deve brilhar é a recepcionista.
            Isso nos põe diante da hora da verdade. Como um passe de mágica, as portas sempre se abrem – e as oportunidades surgem – para as pessoas dispostas a servir. Servindo bem, criamos, de forma natural, a obrigação dos outros retribuírem, seja em forma de elogio, recomendação, reconhecimento, etc.
            Mas não é preciso ser sequer psicólogo de botequim para identificar que o mau humor ou o despreparo da recepcionista pode estragar toda a estratégia de venda de uma empresa. Todo o esforço que a equipe de marketing teve para atrair o cliente, o empenho do vendedor para marcar uma reunião, tudo isso vai por água abaixo se a recepcionista é motivo de antipatia.
            Os exemplos estão aí no nosso dia a dia para ser observado. Ao ser atendido de forma apática, passados alguns minutos, o Cliente não se lembra que você existe. Ou, apenas, quando usa da babaquice para agradá-lo. Como é o caso: entro no hotel, quando uma jovem recepcionista, desfilando os dentes, tal o tamanho do sorriso, diz:
            -Parabéns, pelo seu terno todo preto. O senhor merece ganhar um prêmio. É a cor da elegância.
            Lamentavelmente, os cargos de recepcionista têm salários baixos e alta rotatividade. No máximo, se alguma pessoa talentosa ocupa essas funções iniciais, rapidamente é promovida e deslocada para outra função.
            Como explicar essa contradição? Simples: não se explica. Apenas a empresa não está verdadeiramente interessada em explorar seu potencial, oferecer treinamento e transformá-la na recepcionista melhor do mundo.
            Digo mais: o Cliente bem recepcionado vira um “garoto-propaganda” e, o que é melhor, de graça.


                                                      LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                      lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                       Advogado e mestre em administração

   

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