terça-feira, 20 de setembro de 2016

A importância da leitura

            Ao ler o título deste texto, é impossível não fazer uma reflexão sobre a importância da leitura em nossa vida. Já dizia certo sábio que a verdadeira pobreza é a ausência de livros.
            Recentemente foi realizada uma pesquisa pelo Ibope, por encomenda do Instituto Pró-Livro, entidade mantida pelo sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e pela Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), constatando que há um pouco mais de leitores no Brasil. Se em 2011 eles representavam 50% da população, em 2015 eles são 56%. Mas ainda é pouco.
            Segundo a pesquisa, as mulheres continuam lendo mais: 59% são leitoras, os homens, 51% são leitores. A Bíblia continua sendo o livro mais lido, em qualquer nível de escolaridade. A leitura ficou em 10º lugar quando o assunto é o que dizer no tempo livre. Perde para assistir televisão, ouvir música, usar internet, assistir filmes, usar WhatsApp, usar Facebook, Twitter ou Instagram, ler jornais, revistas ou notícias.
            Aos não leitores foram perguntados quais foram as razões para eles não terem lido nenhum livro inteiro ou em partes nos três meses anteriores à pesquisa. As respostas: falta de tempo (32%), não gosta de ler (28%), não tem paciência para ler (13%), prefere outras atividades (10%), dificuldades para ler (9%), sente-se muito cansado para ler (4%)...
            E, para arrematar, acreditem: a pesquisa perguntou a professores qual tinha sido o livro que leram e 50% responderam nenhum e 22%, a Bíblia. Ora, como diz a garotada, a coisa tá preta!
            Especialistas em Neurociência garantem que a melhor maneira de exercitar o cérebro é dedicar todos os dias algum tempo à leitura. Para quem não gosta particularmente de ler sugerem jogos de xadrez, viajar ou aprender a falar idiomas.
            Muito daquilo que se lê pode apresentar dificuldade, mas não se deve confundir uma leitura difícil com uma leitura chata, com algo que foi mal escrito. Sucesso de vendas de livro não significa qualidade da leitura. É mancada, segundo os livreiros, é escolher pelos critérios de “mais vendidos” ou pela “beleza da capa”. Um livro que é sucesso de vendas não é necessariamente agradável para todos. Às vezes “dar com os burros n’água” ou até afugenta um leitor potencial do universo dos livros.
            É vero. Se eu não tivesse tempo para ler, não teria tempo nem os instrumentos para escrever. Nisso copio fielmente a expressão do escritor José Américo, sem possuir, evidentemente, o seu talento: só sei me expressar literariamente.


                                                        LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                        lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                          Advogado e mestre em Administração


            

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