sábado, 16 de julho de 2016

A estagnação do Porto de Cabedelo

            Chega a ser desrespeitosa e inadmissível a situação do Porto de Cabedelo em relação à realidade econômica e social do Estado da Paraíba. Mas esse descaso não é de agora, vem de anos.
            Essa é a conclusão a que chego, quando me deparo com o nosso porto totalmente sucateado. Segundo o presidente da Praticagem de Cabedelo, Juarez Koury Viana, o porto está sim num estágio de penúria. Até fevereiro de 2015, tínhamos em média 12 navios por mês, que já era pouco. Hoje temos em média 6 navios. Dói para esse cara que passou a vida inteira metido nessa atividade (40 anos).
            Devo dizer que fiquei ruborizado ao tomar conhecimento desse quadro. A situação se agrava quando se vê a queda acentuada das toneladas de carga escoadas pelo Porto de Cabedelo: ano de 2013 = 1.943.455 t, 2014 = 1.785.149 t e 2015 = 1.215.388 t. Piorou e vai piorar ainda mais, infelizmente.
            Por volta do mês de agosto de 2015, uma equipe da Petrobras (Rio de Janeiro) fez uma visita ao porto com objetivo de alavancar a movimentação de navios, operando no sistema “ship to ship”, ou seja, um navio maior atraca no cais e um segundo navio de porte menor atraca a contrabordo (ao lado), fazendo assim a transferência do combustível para tal embarcação.
            Porém, para a referida operação fosse realizada, primeiro seria necessário colocar todas as defensas, pois o porto não as tem, uma vez que pneu de carro não é defensa. Segundo, reforçar todos os cabeços corroídos (lugar onde os navios colocam os seus cabos no cais). E, por último, providenciar a troca dos rebocadores.
            Entendeu? Decerto é difícil levar a sério tamanho descaso. E mais ainda como se sabe que o investimento para resolver esse imbróglio está na ordem de 3 a 5 milhões. Uma merreca diante da magnitude do empreendimento, cujo montante seria pago com a própria cobrança dos impostos.
            Chega a ser hilário. Isso demonstra cabalmente a irresponsabilidade sem limite dos nossos governantes. A mim, me ofende como cidadão e me ofende como paraibano. O alerta laranja já foi acionado. E falta bem pouco para que o vermelho soe também.
            Felizmente, o proselitismo político por parte de nossos governantes não é capaz de derrubar a materialidade implacável dos fatos. Temos que discutir a precariedade do Porto de Cabedelo de forma desapaixonada. Vamos acabar com o preconceito, do tipo, somos atrasados porque nascemos atrasados. Eu, hein! Estou fora disso...
            Perdeu-se de vista qualquer ideia de projeto para o Porto de Cabedelo. O cenário é de exaustão e pessimismo. Como diz o prático Juarez, na realidade, chegamos ao fundo do poço.
           
                                                 
                                             LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                             lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                 Advogado e mestre em Administração


Nenhum comentário:

Postar um comentário