domingo, 4 de outubro de 2015

Malabarismo com elefantes

            Sempre que viajo a passeio, aproveito a oportunidade para pinçar um ou dois livros da minha estante que estão na “fila” para serem lidos. Além do prazer da leitura, é uma forma de encurtar as horas da viagem, assim como, dissipar um pouco o aborrecimento dos aeroportos.
            Na minha última viagem, tive a felicidade de ler o livro “Malabarismo com Elefantes” (Editora Academia, 2008) dos escritores Jones Loflin e Todd Musig, obra essa que conta a história simples, e profunda, de um executivo com um problema universal. Onde ele tem muito que fazer, muitas prioridades, muito estresse e pouco tempo.
            Ao esforçar-se para equilibrar as várias responsabilidades sem se deixar abalar pela pressão, o personagem principal dessa história, Mark, interrompe por um momento suas tarefas e vai ao circo com a família. Lá, tem uma conversa surpreendente com o apresentador, um homem sábio e ao mesmo tempo humilde, que o faz enxergar muito além do espetáculo apresentado ao “respeitado público”.
            Os autores mostram como identificar as primazias para tornar-se mais produtivo e feliz no circo da vida e do trabalho. Tentar fazer tudo ao mesmo tempo é como fazer malabarismo com elefantes – impossível.
            Pois é. A referida história - permeada de contemplação sobre o sentido da vida - é uma maneira singela e divertida de reconhecer os desafios atuais e descobrir ferramentas práticas que nos auxiliam a realizar o que é realmente importante, tanto no trabalho como na vida pessoal. Ao mesmo tempo, os conceitos dessa história passam uma mensagem reflexiva, tão necessária a um mundo de infinitas oportunidades e distrações.
            No decorrer da leitura, você descobre que gerenciar as várias fases de sua vida pode ser fácil e divertida a partir do momento em que mudar seu comportamento e seguir as orientações do apresentador do circo, como é o caso, por exemplo, de continuar tentando fazer malabarismo com elefantes, ninguém, nem mesmo você, vai ficar entusiasmado com seu desempenho.
            Afinal, se a sua vida está tão agitada a ponto de parecer um circo, leia esse livro. Você vai aprender a estabelecer prioridades, relaxar e aproveitar o espetáculo.


                                                  LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                   lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                      Advogado e mestre em Administração

               
               


Nenhum comentário:

Postar um comentário