segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Falha no controle financeiro dos jovens

       Segundo pesquisa divulgada pela Serasa Experian, jovens entre 16 a 24 anos são os que têm menos controle da vida financeira. O levantamento mostra que 40% desses jovens admitem não manter a vida financeira sob controle.
            Quanto maior é a idade, mais aumenta o percentual de pessoas que diz manter controle dos gastos. Os jovens precisam evitar agir por impulso e adquirir o hábito de controlar melhor a vida financeira para que eles não sofram as consequências do superendividamente. 
            Fato é que a escola não prepara as crianças para a vida real. Boa formação e notas altas não bastam para garantir o sucesso de alguém. O mundo mudou; a maioria dos jovens tem cartão de crédito, antes mesmo de concluir os estudos, e nunca tiveram aula sobre dinheiro, investimento, juros etc. Ou seja, vão para a escola, mas continuam analfabetos financeiros, despreparados para enfrentar um mundo que dá mais ênfase à despesa do que à poupança.
            Não existe bola de cristal, mas algo é certo: o conselho mais perigoso que se pode dar a um jovem nos dias de hoje é, “vá para a escola, tire notas altas e depois procure um emprego seguro”. Seria ingênuo e tolo não acreditar que as regras mudaram. Não existe mais emprego certo para ninguém. O problema não está entre ser empregado ou empregador, mas entre ter o controle de seu próprio destino ou entregar esse controle a alguém.
            Tem sido tema recorrente nas conversas que tenho comigo mesmo e com os mais próximos, quando falo que o dinheiro não é ensinado nas escolas. Elas se concentram nas habilidades acadêmicas e profissionais, mas não nas habilidades financeiras. Isso explica por que tantos profissionais têm problemas financeiros no decorrer da vida.
            Seja no Brasil, na Itália, seja alhures, sabemos que o dinheiro é uma forma de poder. Mais poderosa ainda, entretanto, é a instrução financeira. O dinheiro vem e vai, mas se você tiver sido educado quanto ao funcionamento do dinheiro, você adquire poder sobre ele e pode começar a construir riqueza.
            A maioria das pessoas não percebe que na vida o que importa não é quanto dinheiro você ganha, mas quanto dinheiro você conserva. Já ouvimos histórias de ganhadores de prêmios na loteria que eram pobres, enriqueceram subitamente e voltaram a ser pobres.
            Fica a dica: é uma besteira imaginar que a formação oferecida pelo sistema de ensino prepara seus filhos para o mundo que eles encontrarão depois de formados. Precisam conhecer as regras básicas do nosso cotidiano financeiro. Não basta só estudar e procurar um emprego.


                                                                             LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                                                  lincoln.consultoria@hotmail.com

                                                                                                         Advogado e mestre em Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário