segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Deus lhe pague

       O brasileiro está sempre surpreendendo com sua sabedoria, perspicácia e humor ao expressar, de forma concisa, verdades e conhecimentos gerados pela experiência popular. Detém ainda a grife natural de consciência que a vida não é tão arrumadinha como ele gostaria.
            A economia de palavras faz com que essa forma eficiente de comunicar ideias seja amplamente utilizada por escritores, dramaturgos, estadistas, jornalistas, enfim, por todos nós. É preciso reconhecer (e invejar!) essa característica estupenda de linguagem.
            Outro dia presenciei uma situação corriqueira que exemplificava essa maneira extraordinária da sabedoria das ruas. Ao receber umas moedinhas, um senhor pedinte retribuiu como gratidão a frase “Deus lhe pague”. Aí me veio à lembrança do velho amigo Cordeiro, um genial piadista, dono de fantástica presença de espírito, que explicou, com sua lapidar tirada espontânea, a origem dessa expressão. Vejam nessa conversa, num clima folhetinesco.
            Um cara passou mal no meio da rua, caiu, e foi levado para o setor de emergência de um hospital particular, administrado totalmente por freiras. Lá, verificou-se que teria que ser urgentemente operado do coração, o que foi feito com êxito. Quando acordou, a seu lado estava a freira responsável pela tesouraria do hospital e que lhe disse enfaticamente:
            - Caro senhor, sua operação foi bem sucedida. Entretanto, um assunto precisa de sua urgente atenção: como o senhor pretende pagar a conta do hospital? O senhor tem seguro-saúde?
            - Não, Irmã.
            - Tem cartão de crédito?
            - Não, Irmã.
            - Pode pagar em dinheiro, em cheque?
            - Também não, Irmã.
            - Bem, o senhor tem algum parente que possa pagar a conta?
            - Ah... Irmã, tenho somente uma irmã solteirona, que é freira, mas não tem um tostão.
            A freira, corrigindo-o:
            - Desculpe-me, mas as freiras não são solteironas. Elas são casadas com Deus!
            - Magnífico! Assim sendo, por favor, mande a conta para o meu cunhado!
            Assim nasceu a expressão: “Deus lhe pague”.


LINCOLN CARTAXO DE LIRA
Advogado e Administrador de Empresas

Nenhum comentário:

Postar um comentário