terça-feira, 21 de abril de 2020

Numa ilha deserta

        Não devemos dar espaço aos apocalípticos nesses dias, nunca será pouco repetir essa máxima. Melhor sonhar partindo para uma ilha deserta, como aconselha o meu velho amigo Cordeiro, sempre irônico e firmeza de sábio. Um autêntico outsider.
            Lembro-me, no passado, os jornais adoravam perguntar aos artistas e intelectuais que livros, discos e filmes (vídeos) eles levariam para uma ilha deserta. E todos se derretiam em responder de maneira glamorosa.
            Em tempos de quarentena imposta pela Covid-19, é hora de sonhar com a nossa ilha deserta, com todos esses itens almejados. Bom. Já tenho a minha lista.
            De tudo o que eu li, e li bastante, eu levaria o livro “Maquiavel o Príncipe”, escrito originalmente em 1513, que voltei a ler recentemente. Uma obra-prima, que trata de política e ética capaz de perdurar através dos séculos.
            Ah, não poderia deixar de levar o LP Vinil “Chico Buarque – Voluma 3”, lançado em 1968, uma das pérolas da nossa MPB. Obra genial. Um bálsamo para os ouvidos e que agrada meu coração.  
            Levaria também a caixa de CDs “Três Tons de Emílio Santiago”, lançado após a sua morte (2013) desse excepcional intérprete da MPB, onde ele nos brinda com algumas melhores canções da nossa fase musical.
            Para refrescar a memória, levaria para assistir de novo (pelo vídeo) a peça “Fantasma da Ópera”, musical inesquecível. Desde sua estreia na Broadway, Nova York, nunca saiu de cartaz por 30 anos. Exceção, agora, por causa da Covid-19.
            Na seara futebolística, levaria o vídeo de todos os jogos da seleção brasileira na “Copa do Mundo – 1970”, do futebol arte, verdadeiros artistas da bola. Época que o futebol tornou-se definitivo uma paixão nacional. Oportunidade para alegrar os olhos e a alma.
            Enfim. Antes de abrir os olhos desse lugar imaginário, acordei, sendo sacolejado pela minha consorte Socorro: “Se aquiete, homem. Estou aqui do seu lado. Desperte!”.


                                            LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                            lincoln.consultoria@hotmail.com
                                             Advogado e mestre em Administração

               


Nenhum comentário:

Postar um comentário