terça-feira, 28 de abril de 2020

Craque da gastronomia


            Estou doido para sair correndo, virar a esquina e sumir. Mais do que nunca necessitamos das luzes trazidas pela razão. O negócio é sério. Escrevo esta crônica isolado no meu apartamento.
            O confinamento acentua um traço: cresce nos momentos de dificuldade. A vida costuma ser generosa comigo, apesar de vez em quando me prega alguma coisa desagradável. O segredo é não desanimar e seguir em frente. Ou melhor: caia fora do que não te leva pra frente. Vamos otimizar os nossos pensamentos.
            Em um dos tantos lamentos poéticos do mestre Cartola, imediatamente me veio à cabeça, diante dessa triste situação (pandemia), trecho da sua música Preciso Me Encontrar: “Deixe-me ir / Preciso andar / Vou por aí a procurar / Rir pra não chorar /  Quero assistir ao sol nascer / Ver as águas dos rios correr / Ouvir os pássaros cantar (...)”.
            Além do meu prazeroso exercício da leitura, gostaria muito ter o hábito de cozinhar, preparar as próprias refeições: cara a cara, o fogão e as panelas. Uma prática mais que agradável e oportuna para essa situação de quarentena que ora estamos sendo obrigados. Infelizmente, só entro na cozinha pra pegar água, e entro de costas que é pra sair mais rápido.
            Para quem é apaixonado pela arte de cozinhar, como é o caso do meu amigo Ricardo Barbosa (deputado estadual), passando os dedos pelos cabelos escovados, diz de cara que é através da boa cozinha que se conquista o amor verdadeiro e que provoca prazer, relaxamento, diversão, bem-estar, equilíbrio etc e tal. Dono de elegância e de generosidade imensa, ele faz também desse ofício desprovido de vaidade e soberba.
            A bem da verdade, nunca fui afeito à cozinha. Não sei estalar um ovo, como não grudá-lo na frigideira. Sequer habilidade no uso do fogão, da panela, do coador, do liquidificador. Sem falar da utilidade do mundo dos temperos. Enfim, não conheço nada da cultura culinária. Sou, sem sombra de dúvidas, um inculto na matéria.
            Percebo agora que o talento culinário está em alta, especialmente em situação de pandemia, que os indivíduos são encorajados a se isolar.  
           

                                                    LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                    lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                               Advogado e mestre em Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário