segunda-feira, 23 de março de 2020

O dever de casa


            Enquanto terminava este texto, conferi que no Brasil continuava os números ascendentes de novos casos de coronavírus. É possível combater essa pandemia? Sim. Quanto tempo? Só o tempo dirá. E não adianta a mídia descer o sarrafo no governo.
            Tal tempo vai depender exclusivamente do comportamento da nossa população, através do seu isolamento e da sua higienização. Ou melhor, tem que fazer o dever de casa. Com diz o meu amigo Cordeiro, em tom bem humorado, “Calma gente, vamos ganhar essa parada (coronavírus), pois, a bem dizer, abrasileirou-se”.
            Na minha bolha particular, a população tem que cumprir com a sua parte e as autoridades da saúde, por sua vez, devem dar toda assistência aos pacientes infectados pelo vírus. O sistema tem que prover da infraestrutura para monitorar, diagnosticar, isolar e tratar pacientes. Pelo fato de que estamos lidando com uma ameaça à vida.
            As autoridades públicas devem preparar-se para prestar contas em tempo real. A sociedade tem o direito de saber a cada momento o estágio do problema, que impacta diretamente a saúde pessoal, familiar, social e financeira. Caso haja omissão, uma hora a verdade vai aparecer.
            Nunca contar com uma solução rápida para combater o coronavírus. Fuja das saídas fáceis. Tenha um plano estratégico e flexibilidade tática. Fuja da tentação de estipular prazos. Eles costumam virar fonte de desgaste inútil. Ter humildade autêntica para corrigir a rota, se for necessário.
            Infelizmente, a desinformação e os palpites espalham-se mais rápido que o próprio vírus. Já é hora de prestar atenção também nas experiências de sucesso (noutros país) na luta ao coronavírus. Em vez de pânico ou negação, eles agiram com rapidez, transparência, organização e a expertise aprendida com crises anteriores.
            Vai por mim, que já passei dos 60 anos, a coisa é séria. Tenho tanta informação do coronavírus no meu celular, que ele nem vibra mais, ele tosse!

                                                       LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                         lincoln.conultoria@htmail.com
                                                         Advogado e mestre em Administração


                                                           


Nenhum comentário:

Postar um comentário