terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Reforma Administrativa


Goste-se ou não, a citada reforma se torna necessária para melhorar a qualidade do serviço público oferecido ao País. Não podemos ser cego a realidade. Não há relato de brasileiros contentes com o tamanho da conta que paga pelo que recebem em troca.  
O texto da Reforma Administrativa está para chegar ao Congresso e a discussão começar. Aos troncos e barrancos haverá resistência da classe política, dos grupos corporativos e setores do próprio governo. Mesmo com a principal mensagem de que os atuais funcionários não serão atingidos, apesar da previsão de alteração no regime de avaliação e promoção.
De acordo com Paulo Guedes, cerca de um terço dos funcionários públicos federais está a caminho da aposentaria nos próximos quatro anos. Com ajuda da tecnologia, a ideia é não substituí-los. Será deixado para trás vícios corporativos que incluem a complacência com os improdutivos e incompetentes. O cara que entrar no Serviço Público daqui pra frente vai ter três anos de estágio probatório, depois sete anos de contrato. Se não for exemplar, será demitido.
As reformas econômicas e administrativas são condições necessárias para que o Brasil aspire entrar no grupo dos países de renda alta, baixa pobreza e baixa desigualdade. Convém sempre lembrar que estamos em águas revoltas, mas promissoras. Estabilizamos nosso navio. Temos direção e ventos favoráveis. Perdemos o medo de caras feias e ameaças. E marcamos posições. Equilíbrio e diálogo, somados a reformas internas que completem as já feitas e em curso, conduzem-nos ao crescimento de 2,7% a 3% em 2020 e superior a 3,5% em 2021.  
Está evidente que é um problema a ser resolvido rapidamente, mas que não compromete o essencial: a luz está logo à frente. Depois de tanta escuridão, não vamos fraquejar logo agora. Reconhecendo que a transformação de um país leva tempo. Como uma obra de engenharia, ela é feita tijolo a tijolo, em um processo que exige paciência e resiliência.
Pretendo voltar ao assunto.  


                                   LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                   lincoln.consultoria@hotmail.com
                                  Advogado e mestre em Administração


Nenhum comentário:

Postar um comentário