terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Cinema Western


            Na minha adolescência, já abraçando o universo da fantasia e da aventura, eu era fanático por filme chamado Cinema Western, também popularizado como “filmes de cowboy” ou “filmes de faroeste”, gênero clássico do cinema norte-americano.
            Talvez, leitor, não saiba, mas esse tipo de filme da arte cinematográfica fez também grande sucesso na Itália, com seu “Western Spaghetti”. Sem se importar muito com a veracidade, os diretores italianos recriaram o Velho Oeste na Europa e passaram a contar histórias de caubóis, mexicanos e peles-vermelhas em filmes dublados, cujos atores italianos costumavam ocultar sua origem recorrendo a pseudônimos americanos.
            Para mim, nas décadas de 1960 e 1970, cinéfilo precoce, o meu filme preferido era de “Trinity”, misto de comédia e pancadaria. Bud Spencer que media 1,94 metro era o nome fictício do ator napolitano Carlos Pedersoli. Com o bonitão Terence Hill (veneziano Mario Girotti), formando uma parceria mais famosa do faroeste “spaghetti”. Juntos - Terence um pistoleiro e andarilho que por acaso se encontra com o irmão, vivido por Spencer -, atuaram em dezoito filmes, entre eles o “Trinity É o Meu Nome”, dirigido em 1970 por Enzo Barboni.
            Assim como eu, o público foi seduzido pela “química” da dupla, que dosava com maestria a brutalidade e o humor. O sucesso dos seus filmes foi imediato e estrondoso. Conquistou fãs no mundo inteiro. O Western era mais leve, engraçado, quase uma sátira aos bang-bangs americanos. Era uma comédia pastelão com poucos tiros e muita luta corporal, que quebravam o saloon inteiro e o pianista continuava tocando.
            Senti, isso é verdade, nos filmes “Trinity” um terreno fértil para a comédia, o exagero, a pompa, o deslumbramento, o ímpeto por uma causa maior que a realidade. Ou seja, a fantasia daquele universo infanto-juvenil: herói x bandido.
            É pena, hoje, não termos “Trinity” para nos levar às comoções e fazer rir.


                                        LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                        lincoln.consultoria@hotmail.com
                                           Advogado e mestre em Administração





Nenhum comentário:

Postar um comentário