terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Sonhar acordado


            Na minha infância, levávamos uma vida modesta, o dinheiro mal dava para tapar os buracos do orçamento. Mas não existiam limites para nossos sonhos, pois bastava acreditar.
            Confesso: sonhava até acordado. Mesmo cônscio da realidade dos ensinamentos de meus pais de que não deveríamos reclamar dos problemas da vida, e ser pobre é um estado mental. Estar sem dinheiro é apenas uma situação temporária. E que no fundo, no fundo mesmo, traduzia-se: “É de que a gente não é pobre, apenas sem dinheiro” (Mike Todd).
            Outro dia, olhando uma foto de Charlton Heston, o ator mais importante da minha infância, cuja figura sonhava ser quando adulto, foi protagonista de superproduções de Hollywood, onde ele se notabilizou no cinema em papéis heróicos como Moisés de “Os Dez Mandamentos”, Judah Bem-Hur de “Bem-Hur”, o lendário cavaleiro espanhol El Cid no filme homônimo. 
            Como muitos de seus personagens eram bíblicos ou históricos, ele vira e mexe chegava ao fim da trama com cabelos grisalhos e barba branca, exatamente como eu estou agora. Acho, só achismo, finalmente consegui a cara de homem que queria ter quando era menino. É como se os nossos desejos infantis sobrevivem em nós a vida inteira.  
            Sim. Continuo mesmerizado em sonhar. Até pela percepção que eu tenho da vida: que é uma corrida longa que só termina na linha de chegada. Hoje me olho no espelho e me acho mais bacana do que me achava aos 30 ou aos 40 anos de idade, com rugas e tudo. Para minha consorte e meus filhos, eu melhorei com o tempo. Para mim, não tenho que reclamar.
            Como não estou nem aí para preconceito, posso me regozijar abertamente com a minha aparência de jovem senhor. E que a minha barba branca, mais do que nunca, continua a marca do personagem hollywoodiano que um dia sonhei.

                                                                      
                                     LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                      lincoln.consultoria@hotmail.com
                                      Advogado e mestre em Administração



Nenhum comentário:

Postar um comentário