terça-feira, 8 de janeiro de 2019

O Brasil é contraprodutivo


            É fato inconteste da dificuldade de ser empresário no Brasil. Além da pesada carga tributária (2.600 horas trabalhadas para pagar impostos por ano), encargos sociais e trabalhistas, tem uma burocracia que trava os negócios. Depois que se consegue o registro na Junta Comercial, tem que tirar alvarás. Aí é outra novela interminável. Sem falar do amontoado de leis, decretos, súmulas que regula as suas atividades. Livrar-se desse estorvo será uma tarefa hercúlea.
            Como se não bastasse esse pesadelo, os empresários têm que submeter ainda uma planetária taxa de juros que posterga o tempo de maturidade e de lucratividade de um empreendimento. Cuja causa deve-se a altíssima concentração bancária, onde dois ou mais bancos unem-se para controlar os elos da cadeia de determinado segmento de negócio, impedindo a concorrência e capturando lucros.
            Na real, eu próprio às vezes classifico que o Brasil é contraprodutivo. Pois, tal realidade, foi perfeitamente diagnosticada pelo recém empossado Ministro da Economia, Paulo Guedes, impávido, o rosto sério, quase crispado, assim se manifestou: “Aqui, o empresário brasileiro tem uma bola de ferro na perna direita, que são os juros altos, uma bola de ferro na perna esquerda, que são os impostos, e um piano nas costas, que são os encargos sociais e trabalhistas. E ainda ouve: corre porque o chinês vai te pegar”.
            Para tirar esse entulho é necessário reformas. A verdade é que o resultado das eleições que nos trouxe aqui será o fio condutor das mudanças que o Brasil tanto necessita. “O empresário que investe no Brasil hoje é um louco, não tem juízo”. Essa frase, proferida por um amigo empresário no ramo de restaurante, traduz bem o sentimento de diversos empresários brasileiros.
            Quer saber? O Brasil já perdeu várias oportunidades ao longo da história. Essa é a hora da virada. O ululante é que não haverá futuro para um país que não cuida daqueles que produzem suas riquezas.

                            
                                          LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                           lincoln.consultoria@hotmail.com
                                              Advogado e mestre em Administração
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário