terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Quem é Olavo de Carvalho


            Doeu-me a alma ver a revista Veja (5/12) - da qual sou leitor assíduo e assinante desde 1985 - estampar em sua capa privilegiada a fotografia de Olavo de Carvalho, identificando-o apenas como ex-astrólogo. Convenhamos, total desrespeito a esse grande intelectual. Ou uma desconexão com a realidade.
            Verdade seja dita, qualquer pessoa sensata e inteligente deveria respeitar o professor Olavo de Carvalho, escritor, jornalista e um dos maiores filósofos brasileiros. Ele ensinou o Bolsonaro a fazer: falar diretamente com o povo, sem intermediários. Isso foi um inseticida eleitoral fulminante para combater os esquerdistas.
            É raro, bem raro, o pensamento de Olavo de Carvalho, corajoso, independente, original e esclarecedor. É irônico, sarcástico, duro com os outros e consigo mesmo. Autor de 27 livros. Com escrito bem provocativo e real, com raciocínio lógico perfeito. E não há melhor antídoto para o provincianismo mental brasileiro do que ler Olavo.
            Diz ter desistido do ensino formal quando uma professora de português pediu que lesse Joaquim Manuel de Macedo e ele se recusou, afirmando estar muito ocupado lendo obras do escritor alemão Johann Wolfgang Von Goethe. Tornou-se um leitor voraz, embora seja um crítico de qualquer método de educação convencional.
            Já li e estou relendo o seu livro “O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota” (Editora Record, 10ª ed., 2014), obra essa que está servindo de inspiração ao presidente eleito Bolsonaro para enfrentar os desafios do Brasil atual. Não há tema obscuro que ele não esmiúce: da juventude à maturidade, do fingimento à sinceridade, da economia à cultura, da ciência à religião, da militância à vocação... E mais: de não ser idiota pelas forças políticas, numa agressão mortal à democracia e à liberdade.
            E contra todos mesmerizados, grifei essa passagem do citado livro: “Como você pretende não ser idiota, nem ser feito de idiota, se você pouco ou nada sabe sobre a história e os avanços da canalhice?”. Vale a pena lê-lo.

                                             LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                              lincoln.conultoria@hotmail.com
                                              Advogado e mestre em Administração

                                    


Nenhum comentário:

Postar um comentário