terça-feira, 10 de julho de 2018

Voto branco ou nulo


            A Folha publicou recentemente uma pesquisa da Datafolha para presidente: aproximadamente um em cada quatro brasileiros (23%) votará em branco ou nulo – quase o triplo do índice registrado pelo instituto na mesma época de 2014 (8%).
            É plausível esse resultado. Pois tem tudo a ver com o desgosto com os políticos, a teia de corrupção exposta pela Operação Lava Jato e a falta de opções explica a decisão de não votar em ninguém.
            Nesse rolo fez com que os eleitores perdessem a identidade, o bonde da história e o entusiasmo. Caindo na real, acho que fica difícil o TSE convencer o eleitor para que mude esse entendimento. Infelizmente, o sentimento de desilusão com a classe política é muito difundido. O discurso é o de que não há pessoas confiáveis. São candidatos que repetem a mesma história. Não se observa movimento nenhum para uma mudança. Entra ano e sai ano e a coisa continua.
            Repare bem. Registro de um amigo-eleitor, bem humorado e olhos esbugalhados: “Anulo o meu voto por decepção mesmo, porque não tem alguém que faça o que a gente merece. Vou lá votar só porque sou obrigado”. Tá ruço, não tá?
            Não tenho dúvida. Não votar em ninguém é uma forma de protesto, uma maneira de mostrar que os cidadãos não estão satisfeitos com o comportamento dos políticos e a condução do país. Ora, ajudar a eleger alguém envolve o risco de ser também responsável pelo mandato, que pode, em vez de melhorar, piorar a situação.
            Vejo no debate político muita superficialidade e supostas soluções mágicas. No entanto, a solução para tais problemas está vinculada ao engajamento dos brasileiros na escolha de seus representantes. Informação, voto consciente e participação ativa são os caminhos necessários para a mudança da prática política.
            Resta esperar que um mandatário legitimado pelo voto possa restabelecer a nossa confiança.

                                                   LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                    lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                               Advogado e mestre em Administração




Nenhum comentário:

Postar um comentário