quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Fenômeno Doria

            O resultado do processo eleitoral da cidade de São Paulo representa o cansaço da velha geração de políticos, que persiste estar na ficha suja e que se faz de surdo, ignora o anseio da sociedade, o clamar das ruas. Como se não bastasse o discurso falso de sempre do “não sei, não foi comigo, não conheço”.
            E o protagonista emblemático dessa virada é o profissional bem sucedido João Doria, onde os semideuses do marketing político o achavam coxinha demais, rico demais, presunçoso demais. Só que ele traz na garupa a solução para os vários problemas da cidade.
            Pequenos detalhes. O mote adotado de campanha de Doria era “não sou político, sou gestor”. Apresentava-se como um candidato independente, “sem conchavos político-partidários”, cuja garantia de uma boa gestão baseava-se nas promessas de uma administração enxuta, ocupada por especialistas sem ligação com apadrinhados. Afora o seu senso de oportunidade aguçadíssimo e o olhar sensível aos pormenores.
            Outro ponto digno de nota é como um neófito nas urnas, no curtíssimo período, sair dos 5% das pesquisas de intenção de voto e alcançar os 53,29% do total de votos apurados pelo TSE. Ora, além do que já foi dito, ele teve a firmeza, por conta própria, decidir as estratégias de contornar, driblar, ignorar ou implodir situações adversas.
            Imperativo que, passado o pleito das eleições, os políticos reflitam, antes de comemorar qualquer vitória do partido ou do candidato, que existe um sentimento forte de aversão geral pela política, expressa nas abstenções, nos votos em branco e nulo.
            Abro aqui um parêntese. Recentemente estava num restaurante da cidade, quando um senhor, sentado bem próximo a minha mesa, com um sotaque paulista carregado, e fumava com sofreguidão, com gestos abruptos, então comentava: “Doria foi ungido pela sua competência na iniciativa privada. Aqui está a diferença plausível entre um político profissional e um gestor profissional”.
            Agora, é só aguardar o resultado de sua competência.


                                               LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                               lincoln.consultoria@hotmail.com

                                                  Advogado e mestre em Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário