domingo, 10 de janeiro de 2016

Dica para as férias

                                  Dica para as férias
            Escrevo esse artigo tarde da noite desse último domingo, constatando que para aproveitar melhor as férias, lá se vai uma dica: desconecte-se. Ou seja: largue o seu smartphone, tablet, computador e todos os equipamentos digitais que habitualmente você conduz e deixe-os desligados. Se possível, bem longe de você.
            Deve-se reconhecer que é uma atitude cruel afastar dos hábitos tecnológicos que já fazem parte da vida contemporânea. Não é fácil tirar um hábito, especialmente quando está grudado dentro da gente. As razões são atribuídas a nossa vida apressada e que nos leva a ter formações apressadas, reflexões apressadas, ideias apressadas, levando assim a um nível de superficialidade entre as pessoas.
            Isso é um prato cheio para quem se contenta com as aparências. Aparência em relação à própria imagem e aparência em relação àquilo que ostentam. Um desespero de exibição de algo que aparenta, mas que, de fato, não é para se safar da vida real.
            Pesquisadores da universidade de Harvard descobriram que nos expormos publicamente, projetando um aspecto da nossa personalidade para os outros, gera impacto em nosso cérebro.  A prática libera dopamina, substância ligada à satisfação gerada por comida, sexo, exercício ou drogas.  
            Quer sinceridade? Quando minha auto-estima é superficial, ou seja, quando se apóia em banalidades com o corpo, a roupa, a retórica ou a reputação, fico menos sensível às outras pessoas enquanto seres humanos que vivem, riem e sofrem.
            Aliás, precisamos das outras pessoas não apenas para permanecer vivos, mas para nos sentirmos totalmente humanos: carinhoso, engraçado, brincalhões e gêneros. Nós, da chamada espécie inteligente, não perdemos um segundo sequer para começar o dia com uma clara consciência de quem somos, diante dessa realidade.
            Para romper com determinado padrão de comportamento, visando aproveitar melhor as férias, precisamos tomar consciência de como agirmos normalmente. Isso significa que, se o nosso ego está em ebulição, talvez seja melhor tampá-lo para não espirrar nos outros.                    
            Portanto, vou tentar dizer, a meu modo, procure se desconectar nas férias e evitar a síndrome de abstinência das mídias sociais. Procure alguém pra conversar, pra molhar as palavras, pra abraçar, dentro de um ideal hippie, querer viver livre, longe de pureza falsa.
            Tudo em nome dos velhos e bons tempos.


                                                       LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                       lincoln.consultoria@hotmail.com

                                                        Advogado e mestre em Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário