domingo, 17 de janeiro de 2016

Bandidos continuam fazendo vítimas.

            No último sábado, por volta das 6 horas da manhã, na Av.Ruy Carneiro, precisamente em frente a um Espaço Gospel, assisti uma cena de violência contra uma jovem que se encontrava na parada de ônibus, aguardando a chegada do transporte com destino ao seu trabalho.                                   
Chorava muito. Falando em tom de voz ligeiramente baixo e pronunciando as palavras quase de boca fechada, ela me olhou bem nos olhos e expressou:
            - Como pode? Eles quase levaram o meu celular, relógio e a minha mochila.
            A ação praticada por uma dupla de assaltantes só não foi consumada, porque eles viram o meu carro bem acelerado em sua direção. Ao perceber essa aproximação à distância, fugiram rumo ao bairro São José.
            Nada de novo. Pois, nessa mesma avenida, no dia 17 de outubro, a bordo de uma motocicleta, uma dupla também de assaltantes, devidamente armados, me cercou e obrigou que eu passasse o meu cordão de ouro de estimação. Foi um verdadeiro vexame. Uma situação estarrecedora, chocante e apavorante.
            Por que isso acontece, afinal? Ora, perdoem-me a obviedade confessional, mas isso acontece em razão da desorganização do Estado no tocante à política de segurança pública. Prova da inépcia visível da responsabilidade governamental. Tudo isso começa quando você liga para o 190 e não te atendem. Ou pior, quando você procura uma delegacia para fazer uma ocorrência delituosa e ela se encontra fechada. Tenha santa paciência! Ignorar isso é ridículo, errado, feio, ilógico etc.
            Claro, claro, claro: todos nós estamos cansados de saber que país é este. Além dessa terrível verdade, quando se fala em segurança, há uma conjunção desfavorável de fatores: crescimento rápido e desorganizado das cidades, baixa expectativa de punição, grande oferta de bens de fácil subtração, elevada desigualdade social, alto consumo de álcool e drogas e ausência de freios morais, entre outros.
            Acreditem: já há pessoas aqui em nossa cidade que, dependendo de onde moram, não saem à rua à noite; outro vendeu o carro, por ter sido assaltado num engarrafamento de trânsito em pleno dia.
            A falta de segurança no Brasil parece um carma. Qualquer leigo percebe que impunidade é o maior convite ao crime, uma vez que os criminosos também comparam custos com benefícios. A certeza da punição ainda é o maior obstáculo ao crime.
            Não dá mais! Precisamos pôr alguma ordem nessa anarquia. Precisamos levar as coisas mais a sério, olhar para onde escorregamos, não para onde caímos. Vivemos um tsunami da violência, que varre milhares de vidas inocentes a cada ano.

                                                         LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                         lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                                                Advogado e mestre em Administração


Nenhum comentário:

Postar um comentário