domingo, 24 de janeiro de 2016

Canções que falam por nós

            Fiquei feliz da vida quando recebi de presente do meu amigo Rui Leitão o seu livro (autografado) “Canção que falam por nós”, A União Editora, 2015. Como sou apaixonado pelo universo da música, não poderia ter recebido melhor presente na última festa de passagem de ano.
            Essa obra vai gerar ao leitor uma sensibilidade emocional em razão dos diferentes textos poéticos musicados e do poder que a canção brasileira tem de representar as aspirações e o sentimento de quem gosta da boa música. Não podia ser diferente, uma vez que o autor faz isso com habilidade aguçada. Sem truques e sem efeitos especiais. Brinca com as palavras, mas sem perder o sentido da mensagem que passa a letra da música.
            Cada composição citada é contextualizada historicamente e o comentário das músicas é acompanhado de curiosidades sobre a mensagem melódica ou a passagem da vida artística de seus autores. Impressiona a capacidade de traçar sua obra, com beleza poética, enaltecendo de forma vibrante para quem valoriza o amor como sentimento puro, sublime e mágico.
            Como diz Ruy, a sua proposta literária é procurar acender a percepção para as mensagens que nos são oferecidas nas letras das músicas que formam o rico acervo do cancioneiro popular. As letras inteligentes da MPB, que falam dos nossos sentimentos, sejam eles quais forem: alegria ou tristeza, encontro ou desencontro, saudade, esperança, otimismo, amor...
            A verdade é que vamos encontrar alguns de nossos artistas (compositores) preferidos e descobrir muitos outros que merecem ser conhecidos. Foram selecionadas, neste trabalho, mais de duzentas canções que, de alguma forma, exerceram influência nos diferentes momentos históricos do País, seja através do seu aspecto cultural, político e sociológico.
            Ao descrever sua obra, o referido escritor faz uma justa homenagem aos maiores compositores brasileiros, com saborosas histórias de bastidores, destacando-se o genial Chico Buarque (Construção), o grande poeta Vinicius de Morais (Garota de Ipanema), o romântico Roberto Carlos (Emoções), o rebelde Cazuza (Codinome Beija-Flor), o talentoso boêmio Noel Rosa (O último Desejo), o rei do baião Luiz Gonzaga (Qui Nem Jiló), até o mestre Fuba, criador do hino carnavalesco “As Muriçocas de Miramar”, e tantos outros expoentes da nossa música.
            Logo, vale a pena mergulhar nesse mundo da música. Cujo registro histórico me deu saudades e me fez viajar no tempo.


                                                           LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                           lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                            Advogado e mestre em Administração

               

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário