domingo, 13 de setembro de 2015

O encanto de Machu Picchu

            O povo inca não era uma raça, mas uma casta de gente inteligente. Essa foi a definição mais perfeita que extraí do nosso guia turístico, Ronaldo, na recente viagem que fiz à encantadora e histórica cidade de Machu Picchu.
            Isso mesmo! O Império Inca era formado por pessoas com alto conhecimento na astronomia, na engenharia, na física, na arquitetura, na agricultura, na arte, na organização política e por aí vai.
            Antes de conhecer a cidade mágica de Machu Picchu - encontrada pelo professor e antropólogo norte-americano Hiran Bingham, em 1911 - fiz parada noutra cidade também sedutora chamada Cusco, a capital histórica do Peru ou mais conhecida como a capital do Império Inca. De acordo com alguns arqueólogos, ela começou a ser povoada a partir de 3.000 a.C. Lá reúne o que tem de melhor da civilização inca: museus, igrejas, praças e a impressionante construção do Vale Sagrado.
            Depois viajei de trem para Águas Calientes. No dia seguinte, parti para Machu Picchu, objetivo maior do meu roteiro. O dia estava esplêndido, o céu azul e o sol brilhante, o termômetro marcava 31º. Ansiedade era tamanha que o coração pulava dentro do peito. A cada patamar uma visão maravilhosa desse local incrível.
            Mesmo me agachando e amarrando os cadarços dos meus tênis, eu não tirava os olhos dessa beleza arquitetônica. Desencadeou em mim um turbilhão de emoções. Um sonho alcançado, após ter planejado várias vezes, mas sempre adiado.
            Observando calma e longamente aquele cenário de tirar o fôlego, que literalmente fazia o pensamento voar e imaginar o que realmente deveria ter sido tudo aquilo. Quem planejou? Quantos homens foram necessários para construir? Como eram as pessoas que ali viveram? Seus hábitos e costumes?
            Com seus olhos brilhando e sua fisionomia compenetrada, o nosso guia falava que essa cidade mística teria sido um local para recolhimento do Inca (o soberano), dos seus conselheiros, sábios e sacerdotes para discutirem os destinos do Império. Detalhe: tinham adoração consagrada ao sol, à água e à mãe terra.
            Aí está, resumindo muito, a história dessa lendária cidade que, em 2007, foi eleita com uma das “Sete Novas Maravilhas do Mundo” e é considerada “Patrimônio Mundial da Unesco”.


                                                           LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                            lincoln.conusltoria@hotmail.com
                                                               Advogado e mestre em Administração


             

Nenhum comentário:

Postar um comentário