terça-feira, 14 de julho de 2015

Crise hídrica

       Todos nós sabemos que a água é um recurso essencial a vida e de extrema importância para o desenvolvimento de um país. Não só a região do Nordeste tem sofrido com a falta d’água, como também o Sudeste tem experimentado o que é considerada a pior crise hídrica da história.
            Chegou a hora de todo o Brasil se preocupar com o futuro e tomar atitudes a fim de economizar e preservar a água. Com exceção da região Norte, nenhuma outra está imune à falta de chuvas e à escassez de água. Mudanças climáticas exigem novos paradigmas e alternativas que superem a lógica do mercado. Sabe-se que a problemática das cidades brasileiras é que, dentro de poucas décadas, a população tende a ter melhor nível de renda, o que poderá refletir em uma ocupação urbana mais intensa e com maior consumo de energia, combustível e água nas cidades.
            Reparando direitinho, será preciso não apenas deixar de derrubar florestas e de contaminar água dos rios e dos oceanos, mas produzir alimentos de forma agroecológica e recriar florestas nos espaços possíveis, bem como respeitar os direitos da Terra de ter córregos, rios e mares com águas limpas; será preciso aprender a usar com eficiência e cuidado a energia, assim como a produzir a energia realmente necessária com o uso dos raios e do calor do sol, dos ventos, do movimento natural das águas, dos materiais orgânicos dos lixos e esgotos.
            Olha uma coisa que eu não me habituo é com a promessa não cumprida. Como é o caso da transposição do Rio São Francisco. Ali está um retrato do nosso tempo, um tempo cinza-escuro, um tempo sombrio. A retórica desconexa e o raciocínio enviesado quando se trata da conclusão dessa grande obra. Por isso me vem à pergunta: Mas que diabo o governo até agora não concluiu essa obra de fundamental importância para o Nordeste? Há quem aposta que é por falta de interesse ou de desejo. A questão, permissa vênia, é de comprometimento.
            Tudo isso me faz lembrar que a promessa de sua conclusão foi prevista ainda no governo Lula: “Vai ser inaugurada definitivamente em 2012, a não sê que aconteça um dilúvio ou qualquer coisa”. Pois bem. Dilúvio não houve, nem se soube de qualquer outra coisa suficientemente poderosa para ordenar ao São Francisco que permanecesse onde sempre esteve.
            Fecho esse artigo dizendo que realmente somos um país privilegiado, com a maior reserva de água doce do mundo. Possuímos a maior bacia hidrográfica do planeta (Amazônica), além da maior planície alagada do mundo (Pantanal), entre outros recordes de água doce. O Brasil é referência em água do mundo. Porém, é preciso conservação, tecnologia e interesse político para que esse recurso seja revertido em benefício para os brasileiros.

                       
                                                               LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                               lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                                 Advogado e mestre em Administração


Nenhum comentário:

Postar um comentário