segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Sociedade do conhecimento

       Chegou a hora de o Brasil tirar algumas lições da política educacional da Coreia do Sul. Não é por acaso que esse país é considerado como uma das melhores do mundo quando se trata de importantes exames internacionais para avaliação da educação.
            Tal resultado é consequência da valorização cultural que a educação recebe na sociedade sul-coreana, tendo sido eleita como base fundamental para a reconstrução de uma nação devastada pela invasão japonesa e, posteriormente, pela guerra com a Coreia do Norte.
            Impressiona-me, mesmo com o país desenvolvido, a educação continua sendo a grande preocupação do governo sul-coreano. Entre os países do mundo que melhor aplicam seus recursos nesse setor, a Coreia do Sul investe na capacitação dos professores, em material de apoio, na estrutura e no bom funcionamento das escolas. O sucesso de sua educação, no que diz respeito ao seu financiamento, foi resultado da composição entre elevados investimentos governamentais na base e grande participação da iniciativa privada, em percentagens crescentes, conforme o nível de ensino avança.
            Com a universalização da educação básica e a garantia de formação técnica e vocacional, criou-se uma mão de obra especializada e qualificada para suprir as necessidades de industrialização do país, o que abriu caminho para uma meteórica ascensão da economia sul-coreana. E assim vai, e vai longe.
            Além do mais, para acompanhar os novos desafios do século XXI, o governo ampliou o ensino superior e técnico, bem como incentivou a formação de novos pesquisadores, visando ao crescimento de indivíduos preparados para uma era de novas tecnologias. O fruto desse investimento é visível: a Coreia do Sul despontou como referência em ciência e inovação, sendo exportadora de produtos tecnológicos e figurando como a 14ª. economia do mundo. Com reflexo, as marcas sul-coreanas têm hoje grande presença mundial, a exemplo do Hyundai, Daewoo, Kia, LG, Samsung, entre outras.
            Olha só! A principal razão que me fez escrever este texto foi a de demonstrar que é escárnio, é besteira e é até um tiro no próprio pé da propaganda enganosa governamental quando se refere à educação brasileira. Uma absoluta incoerência entre a fala e o fazer, o que leva à falta de credibilidade e confiança. Uma letargia beirando a irresponsabilidade.
            Oxalá ventos de inteligência soprem as nossas autoridades para que invista pesadamente na educação, assim como fez e faz a Coreia do Sul. Não basta nos fazer engolir o argumento cínico que “a nossa educação tem melhorado bastante”.


                                                                 LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                                  lincoln.conultoria@hotmail.com

                                                                   Advogado e mestre em Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário