Quem gosta de publicidade, um bom
livro está chegando à praça. É “Enquanto eles choram, eu vendo lenços”, Editora
Nova Fronteira, 2014 - uma obra do escritor e jornalista João Wady Cury que
conta tintim por tintim os acertos e erros do empresário Nizan Guanaes, que fez
de seu grupo um dos maiores da propaganda mundial.
Quem viu não esquece. Um pequeno
ponto preto aparecia na tela da TV, em alguns segundos, centenas de outros
pontos formavam um retrato em branco e preto. Era Hitler, o ditador nazista
alemão. A voz falava de suas proezas: “Este homem pegou uma nação destruída,
recuperou sua economia e devolveu o orgulho a seu povo...”. Essa obra-prima é
de criação do famoso publicitário Nizan Guanaes, identificado com o de uma
marca, coisa única, produto – sim, ele mesmo, um produto. Tendo a sua agência
Africa (do Grupo ABC) eleita pelo Advertising Age, a bíblia da propaganda
mundial, como a melhor agência internacional do mundo.
Perguntado, certa vez, se de fato
defendia os interesses do cliente diante de sua própria equipe, deixando-a em
segundo plano, arregalou os olhos, içou a cabeça para frente três vezes
enquanto dizia de maneira intensa: “Sim, sim, sim. Eu sou o cliente dentro da
agência. Sou os olhos dele e vou sempre defender os seus interesses até o fim.
Isso para mim é sagrado”.
Com seu Grupo conseguiu tornar-se a
primeira multinacional de comunicação do Brasil levando para outros países o
jeitinho brasileiro de se fazer propaganda, com pitadas de criatividade carioca
e baiana – o que os gringos mais conhecem do nosso País e possivelmente
desejam. Como ele próprio diz: “Para ser internacional não preciso deixar de
ser brasileiro”.
Nizan Guanaes tem uma capacidade
impressionante de aglutinar pessoas talentosas ao seu redor e, possivelmente, é
esse seu maior atributo. Sua vida profissional é construída com base no apoio dos
conhecidos que foi amealhando ao longo dos anos, desde os tempos de
adolescência em Salvador, passando pelas agências em que trabalho, criou ou
comprou.
Frasista primoroso. Não é à toa que
esse publicitário baiano é um dos mais citados na internet. Destacamos: “Tem
gente que fala que é bom aprender com os próprios erros. Isso é idiotice. Bom é
aprender com os erros dos outros. É muito mais barato”; “Tenha foco. Você não
pode ser ginecologista e tarado ao mesmo tempo”; “O que é sonho? É uma pista de
avião. Você olha para ela e pensa que aquilo liga nada a lugar nenhum. Não,
aquele é o lugar que faz você decolar”.
Por fim, uma de minhas favoritas, e
que mais se assemelha com o seu talento aguçado e o de audacioso empreendedor:
“No mundo existem aqueles que choram. Eu vendo lenços”.
LINCOLN CARTAXO DE LIRA
Advogado e mestre em Administração
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