segunda-feira, 22 de setembro de 2014

O craque da publicidade

            Quem gosta de publicidade, um bom livro está chegando à praça. É “Enquanto eles choram, eu vendo lenços”, Editora Nova Fronteira, 2014 - uma obra do escritor e jornalista João Wady Cury que conta tintim por tintim os acertos e erros do empresário Nizan Guanaes, que fez de seu grupo um dos maiores da propaganda mundial.
            Quem viu não esquece. Um pequeno ponto preto aparecia na tela da TV, em alguns segundos, centenas de outros pontos formavam um retrato em branco e preto. Era Hitler, o ditador nazista alemão. A voz falava de suas proezas: “Este homem pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho a seu povo...”. Essa obra-prima é de criação do famoso publicitário Nizan Guanaes, identificado com o de uma marca, coisa única, produto – sim, ele mesmo, um produto. Tendo a sua agência Africa (do Grupo ABC) eleita pelo Advertising Age, a bíblia da propaganda mundial, como a melhor agência internacional do mundo.
            Perguntado, certa vez, se de fato defendia os interesses do cliente diante de sua própria equipe, deixando-a em segundo plano, arregalou os olhos, içou a cabeça para frente três vezes enquanto dizia de maneira intensa: “Sim, sim, sim. Eu sou o cliente dentro da agência. Sou os olhos dele e vou sempre defender os seus interesses até o fim. Isso para mim é sagrado”.
            Com seu Grupo conseguiu tornar-se a primeira multinacional de comunicação do Brasil levando para outros países o jeitinho brasileiro de se fazer propaganda, com pitadas de criatividade carioca e baiana – o que os gringos mais conhecem do nosso País e possivelmente desejam. Como ele próprio diz: “Para ser internacional não preciso deixar de ser brasileiro”.
            Nizan Guanaes tem uma capacidade impressionante de aglutinar pessoas talentosas ao seu redor e, possivelmente, é esse seu maior atributo. Sua vida profissional é construída com base no apoio dos conhecidos que foi amealhando ao longo dos anos, desde os tempos de adolescência em Salvador, passando pelas agências em que trabalho, criou ou comprou.
            Frasista primoroso. Não é à toa que esse publicitário baiano é um dos mais citados na internet. Destacamos: “Tem gente que fala que é bom aprender com os próprios erros. Isso é idiotice. Bom é aprender com os erros dos outros. É muito mais barato”; “Tenha foco. Você não pode ser ginecologista e tarado ao mesmo tempo”; “O que é sonho? É uma pista de avião. Você olha para ela e pensa que aquilo liga nada a lugar nenhum. Não, aquele é o lugar que faz você decolar”.
            Por fim, uma de minhas favoritas, e que mais se assemelha com o seu talento aguçado e o de audacioso empreendedor: “No mundo existem aqueles que choram. Eu vendo lenços”.

                                                    LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                    lincoln.consultoria@hotmail.com

                                                      Advogado e mestre em Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário