domingo, 13 de julho de 2014

Mudar de atitude

            Não é possível viver uma vida inteira achando que a culpa (das dificuldades) é sempre dos outros. A verdade nua e crua é que fazer-se de vítima também cansa.
            Explica-se: alguém já declarou que é impossível mudar o mundo se não começarmos por mudar a nós mesmo. Já basta aquilo que não podemos realmente mudar. Então, vale a pena investir, dar valor apenas àquilo que é importante e mudar de atitude. Acredito nisso, sempre acreditei.
            Nesse terreno - pode ser meio anedótico, mas não é! -, a história que vou aqui revelar.  Após quase 40 anos, uma casa de prostituição do interior da Bahia fechou as portas e promoveu uma reviravolta em seu ramo de atividade: virou igreja evangélica.
            Ora, os antigos frequentadores que passam por Jequié (a 365 km de Salvador) logo percebem a mudança radical. Na fachada, lêem “Onde abundou o pecado, superabundou a graça”, mensagem da Assembleia de Deus Madureira.
            A responsável por isso é uma ex-cafetina: Maria Amenade Coelho, 67, que fechou o prostíbulo e, com apoio de evangélicos, abriu a igreja às margens da BR-116, rodovia federal que corta a cidade. Nem os mais céticos imaginavam que tal atitude viesse ocorrer.
            Essa mudança radical da ex-cafetina levou também para a igreja ex-clientes do local, garotas de programa e donas de prostíbulos fechados antes no município. “Vivia nesse local afundado na droga, bebida e sexo. Era só perdição. Mas o exemplo dela (ex-cafetina) me deu forças para me libertar”, diz o carregador de cargas Antonio Barbosa Teixeira, 35.
            Nos cultos, a ex-cafetina agora convertida é reverenciada como um exemplo de transformação e do milagre de Deus nas pessoas. Ela passou 38 anos na prostituição, e diz que seguiu nessa vida por “opção de sobrevivência”.
            Depois de enfrentar sérios problemas de saúde, ela confessa: “foi um momento de pensar na vida. Recebi visitas de evangélicos que fizeram orações comigo por vários dias e me convenceram a sair daquela vida”.
            Pois é. A fama do local era tanta que até hoje, mesmo após três anos da mudança, caminhoneiros de outras cidades são surpreendidos com a igreja.  Para esses clientes de outrora, foi uma surpresa de fazer cair o queixo.
            Eis um bom exemplo que exigiu sabedoria e superação. É possível, possível. Digo mais: se você fizer escolhas com discernimento, escolhas alinhadas à sua missão, a seus valores, à sua essência, estará sendo cada vez mais profundo e maduro em todas as suas atitudes, estará sendo você, de cara limpa, onde estiver.

                                                             LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                             lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                               Advogado e mestre em Administração


Nenhum comentário:

Postar um comentário