terça-feira, 15 de abril de 2014

Risco de apagão



       Os jornais e revistas vêm publicando caudalosas edições especiais sobre esse tema, que é de preocupação de todos nós brasileiros.  E não é só. O assunto já transbordou para as ruas, deixando o povo aflito, notadamente os torcedores que estão de olho na Copa.
            O governo, por sua vez, está rouco de tanto afirmar que isto não vai acontecer. Sei lá! Mas citando Machado de Assis, tudo é possível. Principalmente neste período de tão pouca chuva sobre os reservatórios.
            Bom, fale o que quiserem falar, eu vou continuar protestando e dizendo que o Brasil precisa sair desse imobilismo. Acabar com o estigma de o Brasil pensar pequeno. E que deve romper com as amarras da incúria da gestão administrativo-estratégica, onde esse setor (energético), jocosamente apontado pela mídia como “Ministério do Apagão”.
            O governo Federal, por não cumprir a sua parte, deveria, pelo menos, encontrar uma fórmula que estimule o capital privado a entrar no jogo, sem que a energia se torne cara demais. Mudanças nas regras do setor, no ano passado, sob o pretexto de reduzir a conta de luz, praticamente paralisaram o investimento privado em transmissão.
            Ademais, a estrutura física do sistema aumentou mais rapidamente do que a capacidade de administrá-lo. Será necessário investir em redes inteligentes, e em maior capacidade de monitoramento, para que o sistema se torne mais confiável. Enquanto o governo não se entender com os investidores e ambientalistas, nossas luzes continuarão piscando.
            Nesse cenário, o ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Dr.Edvaldo Santana, disse que, por falta de investimento no setor, correremos até risco de apagão durante a Copa. E mais: critica o erro da medida provisória que reduziu as contas de luz e gerou uma conta de R$ 22 bilhões a pagar pelo contribuinte brasileiro.
Isso tudo, acreditem, para maquinar a inflação e tirar louros eleitoreiros. O certo era o governo pedisse para cada um de nós desligar uma lâmpada, sem precisar acionar as térmicas elétricas. Pois utilizar essa fonte de energia faz com que o consumidor tenha de pagar uma conta mais cara. É assim porque o governo não quer falar em conservar energia, porque fica parecendo racionamento.
            E paro por aqui, porque mais uma vez, no meio de nossos encontros semanais, tomo conhecimento dessa triste e vergonhosa realidade: risco de apagão na Copa do Mundo.


                                                          LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                          lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                          Advogado e Administrador de Empresas
              


Nenhum comentário:

Postar um comentário