domingo, 18 de agosto de 2013

O estresse nas cidades



       Nas ruas, os jovens, sem papas nas línguas e nos cartazes, denunciaram muito bem as mazelas e aberrações que vivemos. Deu no que deu.  Muita confusão e um pote até aqui de mágoa.
            Ora, vejam só. O debate sobre o preço de passagens e mobilidade urbana acabou gerando a discussão de algo maior, o mal-estar gerado pelas grandes cidades, com problemas em áreas como saúde, educação, segurança pública, entre outros temas. São vários estresses, desde esperar mais de 1h na fila de um banco para pagar uma conta ou ficar incomunicável por conta das constantes panes no sistema telefônico.
            Perplexidade justa. Uma coisa frenética e louca, que tem levado muita gente que se julga equilibrada perder os parafusos e fazer muita besteira.  A mim me parece que extrapolou o limite de tolerância. E não adianta fugir da cidade, mas preparar-se para viver nela, consciente dos valores essenciais como pessoa (ser humano) e cidadão (ser político).
            A bem da verdade, o que ocorre nas grandes cidades é que tudo está em volta do “negócio”. E que através dele impõe-se a negociação do ócio, a ocupação, atividade, trabalho, empreendimento etc. Ou seja, é o que predomina na vida moderna: Qual é o seu negócio? Como diz o filósofo Antonio Lemos da Silveira: “A cidade não privilegia a pessoa, o humano. O negócio é mais importante, daí os problemas do trânsito, da insegurança, do barulho, da destruição da saúde, da falta de alegria e da infelicidade”.
            É preciso atentar para o estresse em excesso na cidade em que vivemos, uma vez que pode ser um sinal de alerta para nossa saúde: sentimentos como ansiedade, angústia e sintomas físicos de adoecimento e insônia. Em decorrência disso pode levar a pessoa desenvolver os chamados “síndromes do pânico”.
            Costumo dizer que o Estado brasileiro tem relaxado com os problemas da cidade, perdeu a capacidade de investir até no essencial, e que continua no mesmo mal caminho em que patina há mais de dez anos. Na esteira da ação de pura marquetagem (produzida pela máquina oficial de propaganda) tem conseguido esconder, durante todo esse tempo, do público em geral, dos meios de comunicação e mesmo das cabeças pensantes do País.
            Enfim, o cenário não é de refresco. As manifestações populares que recentemente agitaram o País foram a primeira onda de um tsunami de protestos contra a incúria governamental. Uma coisa é certa: não se resolve o problema da cidade fugindo dela, mas buscando soluções.

                                                                           LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                                            lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                                             Advogado e Administrador de Empresas
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário