segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A lista dos ricos

       A revista Fortune divulga anualmente a lista dos homens mais ricos do mundo. Pra mim, esse tipo de noticiários, beira a babaquice. É tipo de coisa que não deveria ser explorado, onde deveria existir o comedimento, a prudência, a discrição.
            Falo sério. Fico com náusea só de pensar no desespero (impostando arrogância) do empresário Eike Batista de querer chegar em 1º. lugar dessa lista. Verdadeiro escracho em estado puro, sensacionalismo, exposição desenfreada do canibalismo capitalista. Fica o estigma equivalente a de uma vendedora chata, um vizinho pentelho, um piadista “mala”, um taxista insuportável...
            Pensando bem, o jornalista mexicano Catón (Armando Fuentes Aguirre), ícone atemporal de elegância na arte de escrever, merece ganhar uma estátua. Tal honraria deve-se ao fato da sua intenção de processar a revista Fortune, porque foi vítima de uma omissão inexplicável. Na sua publicação periódica ele não aparece na lista dos mais ricos. Aparecem: Carlos Slim, Emílio Acarraga, o sultão de Brunei, rainha Elizabeth, Niarkos Stavros, Sam Walton e muitos outros.
            Ora, diz ele, eu sou um homem rico, imensamente rico. Como não, vou mostrar a vocês: Eu tenho vida, que eu recebi não sei porquê, e saúde, que conservo não sei como.
            Continua: Eu tenho uma família, esposa adorável, que ao me entregar sua vida me deu felicidades e me deu maravilhosos filhos. Eu tenho irmãos que são como meus amigos, e amigos que são como meus irmãos.
            Tenho pessoas que sinceramente me amam, apesar dos meus defeitos, e a quem amo apesar dos meus defeitos. Tenho leitores a cada dia para agradecer-lhes por que eles lêem o que eu mal escrevo. Eu tenho olhos que vêem e ouvidos para ouvir, pés para andar e mãos que acariciam; cérebro que pensa coisas que já ocorreram a outros, mas que para mim não haviam ocorrido nunca.
            E eu tenho fé em Deus que vale a um amor infinito.
            Por que, então, a revista Fortune não me colocou na lista dos homens mais rico do planeta?
            Com a paciência de um penitente beneditino e a bravura de Dom Quixote, ele, Catón, definitivamente, exorciza os fantasmas da ambição pelo dinheiro, com aspereza dessa realidade: “Há pessoas pobres, mas tão pobres, que é a única coisa que possuem é... Dinheiro”.

                                                           LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                           lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                           Advogado e Administrador de Empresas

Nenhum comentário:

Postar um comentário